Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/33190
Title: Estudo do perfil e do comportamento dos consumidores de semijoias na cidade de Indaiatuba
Other Titles: Study of the profile and behavior of costume jewelry consumers in the city of Indaiatuba
Authors: SOUSA, Valdirene Baraldi de
Advisor: RODRIGUES, Talita Annunciato
Other contributor: TEIXEIRA, Osmar Alves
GABALDI, Vera Marcia
type of document: Monografia
Keywords: Marketing;Comportamento do consumidor
Issue Date: 2-Dec-2024
Publisher: 105
Citation: SOUSA, Valdirene Baraldi de. Estudo do perfil e do comportamento dos consumidores de semijoias na cidade de Indaiatuba, 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Serviços) - Faculdade de Tecnologia "Dr. Archimedes Lammoglia", Indaiatuba, 2024.
Abstract: Este trabalho tem como objetivo principal investigar o comportamento dos consumidores na revenda de semijoias na cidade de Indaiatuba-SP, identificando as tendências e preferências de compra. A pesquisa buscou analisar o perfil dos consumidores de semijoias na região e as influências que contribuem para a percepção de valor para o aumento das vendas, especialmente em um mercado competitivo. Para a realização da pesquisa de levantamento de dados do mercado de semijoias foi utilizada a ferramenta Google forms, com análise quantitativa e qualitativa, buscando identificar os tipos de consumidores, produtos e as tendências de consumo. Foi investigada a forma com que compradores buscam adquirir esse tipo de produto, seja por meio das redes sociais ou venda direta com revendedores. O crescimento do setor de serviços e a evolução do marketing refletem a capacidade das empresas de se adaptarem e inovarem diante das mudanças de mercado, mantendo o foco no cliente e na utilização de novas tecnologias para aprimorar a experiência de compra. A metodologia adotada foi uma pesquisa descritiva, que compreendeu entrevistas com consumidores do setor na cidade de Indaiatuba. O estudo concluiu que o mercado de semijoias em Indaiatuba é caracterizado por consumidores que valorizam qualidade e design, preferindo a compra presencial com revendedoras autônomas, enquanto o marketing digital complementa as estratégias de atração e fidelização.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/33190
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Gestaodeservicos_2024_6_ValdireneBaraldi_Estu_VALDIRENE SOUSA.pdf
  Restricted Access
1.29 MBAdobe PDFView/Open Request a copy


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.