Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/33173
Título: | Ensino/aprendizagem de línguas: A proficiência de línguas estrangeiras a partir do processo natural de aquisição de linguagem |
Título(s) alternativo(s): | Language teaching/learning: Proficiency in foreign languages based on the natural process of language acquisition |
Autor(es): | PACHECO, Rebeca |
Orientador(es): | POMPEU, Silma Carneiro |
Tipo documental: | Monografia |
Palavras-chave: | Ensino e aprendizagem;Língua inglesa |
Data do documento: | Jun-2003 |
Editor: | 105 |
Referência Bibliográfica: | PACHECO, Rebeca. Ensino/aprendizagem de línguas: A proficiência de línguas estrangeiras a partir do processo natural de aquisição de linguagem, 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso Superior de Tecnologia em Automação de Escritórios e Secretariado) - Faculdade de Tecnologia "Dr. Archimedes Lammoglia", Indaiatuba, 2003. |
Resumo: | A proposta deste trabalho é examinar as teorias sobre aquisição e aprendizagem de línguas estrangeiras, de Stephen D. Krashen, e verificar, através de dados empíricos, a influência de sua teoria em sala de aula. Nosso interesse está em mostrar que a fluência em uma língua estrangeira se desenvolve em escala muito maior e eficaz através da interação das pessoas com o ambiente de aprendizagem, o que permite o desenvolvimento de habilidades comunicativas e a assimilação do aluno por intermédio da compreensão real das mensagens trocadas nesses contextos. Com o pensamento voltado para a dificuldade e frustração que as pessoas sentem quando encaram a necessidade de serem fluentes em uma dada língua, levantamos a seguinte questão: Por quê as pessoas não conseguem adquirir fluência em línguas estrangeiras? A partir desta situação, propomos a seguinte questão norteadora de nosso estudo: em que medida as hipóteses sobre aprendizagem e aquisição de línguas estrangeiras, de Stephen D. Krashen são percebidas na metodologia utilizada no ensino de línguas em sala de aula? A partir da literatura analisada e dos dados experimentais coletados, nos foi possível verificar se as teorias abordadas em nosso estudo são corroboradas ou não no contexto de aprendizagem assistido. |
URI: | https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/33173 |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Rebeca Pacheco.pdf Restricted Access | 257.58 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.