Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/33104
Title: A relação da qualidade no serviço de atendimento com a satisfação do consumidor
Other Titles: The relationship between customer service quality and consumer satisfaction
Authors: SIGRIST, Lenize Aparecida
Advisor: LIMA, Heleno Januário de
type of document: Monografia
Keywords: Serviço ao cliente;Qualidade
Issue Date: Jun-2003
Publisher: 105
Citation: SIGRIST, Lenize Aparecida. A relação da qualidade no serviço de atendimento com a satisfação do consumidor, 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso Superior de Tecnologia em Automação de Escritórios e Secretariado) - Faculdade de Tecnologia "Dr. Archimedes Lammoglia", Indaiatuba, 2003.
Abstract: O consumidor sempre teve sua importância na sociedade, porém no início da década de 80 sua participação tornou-se mais ativa na sociedade e nas empresas. Em 1991 foi criado o Código de Defesa do Consumidor, que oficializou essa sua participação e importância no mercado brasileiro. Dessa forma, houve a necessidade das empresas criarem um departamento que oferecesse ao consumidor uma maneira de expressar-se e manter um contato direto com a empresa. Esse departamento é geralmente denominado de Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC). É de extrema importância a empresa possuir um contato direto com o seu consumidor, pois ele tem muito a colaborar, sendo um indicativo importante para mostrar às empresas que caminho seguir. As empresas por sua vez devem oferecer um atendimento que seja eficiente, que possa garantir a satisfação do seu consumidor. Estaremos demonstrando a evolução e o comportamento do consumidor brasileiro, quais os fatores que influenciaram essa mudança e como as empresas tiveram que agir perante à essa nova realidade. Também a importância e as vantagens do SAC nas empresas, os tipos de serviços de atendimento existentes, quais deixam os consumidores satisfeitos e como a empresa deve agir para conquistar seu consumidor e garantir sua participação em um mercado cada vez mais competitivo.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/33104
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Lenize Aparecida Sigrist.pdf
  Restricted Access
663.83 kBAdobe PDFView/Open Request a copy


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.