Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/32980
Título: Neuromundos: inclusão dos trantornos tea e tdah no ambiente escolar
Autor(es): GUALBERTO, Ana Julia Andrade
MAPA, Heloizi Marilia Martins
VIEIRA, Maria Gabriela Luz
SILVA, Yasmin Martins Da
Orientador(es): SILVA, Amanda Rodrigues da
TEIXEIRA, Flávio Denis de Jesus
Tipo documental: Artigo Científico
Palavras-chave: Transtorno do déficit de atenção com hiperatividade;Transtorno do espectro autista;Ambiente escolar
Data do documento: 2024
Editor: 115
Referência Bibliográfica: GUALBERTO, Ana Julia Andrade; MAPA, Heloizi Marilia Martins; VIEIRA, Maria Gabriela Luz; SILVA, Yasmin Martins Da. Neuromundos: inclusão dos trantornos tea e tdah no ambiente escolar, 2024. Trabalho de conclusão de Curso (Técnico em Administração) - ETEC de Hortolândia, Hortolândia, 2024
Resumo: Os transtornos do Espectro autista (TEA) e Déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) apresentam manifestações neurofisiológicas e comportamentais em adolescentes evidenciados no meio escolar. Nessa perspectiva, o presente trabalho tem como objetivo promover o conhecimento desses grupos, através da conscientização e a visibilidade dentro da comunidade acadêmica, tendo como estudo de caso a Etec de Hortolândia. Portanto, para a realização do método utilizado foram feitas pesquisas de artigos científicos, questionários e fontes documentais. Ademais, com base na pesquisa realizada para obter informações precisas, foram feitas pesquisas quantitativas e qualitativas por meio de questionários sobre o conhecimento das pessoas a respeito do TEA e do TDAH. Nas questões fechadas as respostas em sua maioria os participantes demonstraram conhecimento sobre ambos os transtornos; no entanto as respostas qualitativas foram mal formuladas e desenvolvidas de maneira superficial, indicando uma falta de profundidade no entendimento. Por fim, concluindo, o estudo realizado através da pesquisa, foi observada a falta de entendimento e reconhecimento sobre o tema abordado, em um ambiente que carece de reconhecimento sobre esses grupos, para que haja uma educação e formação inclusiva nas instituições
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/32980
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Neuromundos_inclusão dos transtornos de TEA e TDAH no ambiente escolar.pdf1.73 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.