Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/32980
Título: | Neuromundos: inclusão dos trantornos tea e tdah no ambiente escolar |
Autor(es): | GUALBERTO, Ana Julia Andrade MAPA, Heloizi Marilia Martins VIEIRA, Maria Gabriela Luz SILVA, Yasmin Martins Da |
Orientador(es): | SILVA, Amanda Rodrigues da TEIXEIRA, Flávio Denis de Jesus |
Tipo documental: | Artigo Científico |
Palavras-chave: | Transtorno do déficit de atenção com hiperatividade;Transtorno do espectro autista;Ambiente escolar |
Data do documento: | 2024 |
Editor: | 115 |
Referência Bibliográfica: | GUALBERTO, Ana Julia Andrade; MAPA, Heloizi Marilia Martins; VIEIRA, Maria Gabriela Luz; SILVA, Yasmin Martins Da. Neuromundos: inclusão dos trantornos tea e tdah no ambiente escolar, 2024. Trabalho de conclusão de Curso (Técnico em Administração) - ETEC de Hortolândia, Hortolândia, 2024 |
Resumo: | Os transtornos do Espectro autista (TEA) e Déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) apresentam manifestações neurofisiológicas e comportamentais em adolescentes evidenciados no meio escolar. Nessa perspectiva, o presente trabalho tem como objetivo promover o conhecimento desses grupos, através da conscientização e a visibilidade dentro da comunidade acadêmica, tendo como estudo de caso a Etec de Hortolândia. Portanto, para a realização do método utilizado foram feitas pesquisas de artigos científicos, questionários e fontes documentais. Ademais, com base na pesquisa realizada para obter informações precisas, foram feitas pesquisas quantitativas e qualitativas por meio de questionários sobre o conhecimento das pessoas a respeito do TEA e do TDAH. Nas questões fechadas as respostas em sua maioria os participantes demonstraram conhecimento sobre ambos os transtornos; no entanto as respostas qualitativas foram mal formuladas e desenvolvidas de maneira superficial, indicando uma falta de profundidade no entendimento. Por fim, concluindo, o estudo realizado através da pesquisa, foi observada a falta de entendimento e reconhecimento sobre o tema abordado, em um ambiente que carece de reconhecimento sobre esses grupos, para que haja uma educação e formação inclusiva nas instituições |
URI: | https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/32980 |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Neuromundos_inclusão dos transtornos de TEA e TDAH no ambiente escolar.pdf | 1.73 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.