Please use this identifier to cite or link to this item:
https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/32980
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | SILVA, Amanda Rodrigues da | - |
dc.contributor.advisor | TEIXEIRA, Flávio Denis de Jesus | - |
dc.contributor.author | GUALBERTO, Ana Julia Andrade | - |
dc.contributor.author | MAPA, Heloizi Marilia Martins | - |
dc.contributor.author | VIEIRA, Maria Gabriela Luz | - |
dc.contributor.author | SILVA, Yasmin Martins Da | - |
dc.date.accessioned | 2025-05-29T20:47:28Z | - |
dc.date.available | 2025-05-29T20:47:28Z | - |
dc.date.issued | 2024 | - |
dc.identifier.citation | GUALBERTO, Ana Julia Andrade; MAPA, Heloizi Marilia Martins; VIEIRA, Maria Gabriela Luz; SILVA, Yasmin Martins Da. Neuromundos: inclusão dos trantornos tea e tdah no ambiente escolar, 2024. Trabalho de conclusão de Curso (Técnico em Administração) - ETEC de Hortolândia, Hortolândia, 2024 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/32980 | - |
dc.description.abstract | Os transtornos do Espectro autista (TEA) e Déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) apresentam manifestações neurofisiológicas e comportamentais em adolescentes evidenciados no meio escolar. Nessa perspectiva, o presente trabalho tem como objetivo promover o conhecimento desses grupos, através da conscientização e a visibilidade dentro da comunidade acadêmica, tendo como estudo de caso a Etec de Hortolândia. Portanto, para a realização do método utilizado foram feitas pesquisas de artigos científicos, questionários e fontes documentais. Ademais, com base na pesquisa realizada para obter informações precisas, foram feitas pesquisas quantitativas e qualitativas por meio de questionários sobre o conhecimento das pessoas a respeito do TEA e do TDAH. Nas questões fechadas as respostas em sua maioria os participantes demonstraram conhecimento sobre ambos os transtornos; no entanto as respostas qualitativas foram mal formuladas e desenvolvidas de maneira superficial, indicando uma falta de profundidade no entendimento. Por fim, concluindo, o estudo realizado através da pesquisa, foi observada a falta de entendimento e reconhecimento sobre o tema abordado, em um ambiente que carece de reconhecimento sobre esses grupos, para que haja uma educação e formação inclusiva nas instituições | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Curso Técnico em Administração | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | 115 | pt_BR |
dc.subject | Transtorno do déficit de atenção com hiperatividade | pt_BR |
dc.subject | Transtorno do espectro autista | pt_BR |
dc.subject | Ambiente escolar | pt_BR |
dc.subject.other | Gestão e Negócios | pt_BR |
dc.title | Neuromundos: inclusão dos trantornos tea e tdah no ambiente escolar | pt_BR |
dc.type | Artigo Científico | pt_BR |
dcterms.type | - | pt_BR |
Appears in Collections: | Trabalhos de Conclusão de Curso |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TCC Neuromundos_inclusão dos transtornos de TEA e TDAH no ambiente escolar.pdf | 1.73 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.