Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/32980
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorSILVA, Amanda Rodrigues da-
dc.contributor.advisorTEIXEIRA, Flávio Denis de Jesus-
dc.contributor.authorGUALBERTO, Ana Julia Andrade-
dc.contributor.authorMAPA, Heloizi Marilia Martins-
dc.contributor.authorVIEIRA, Maria Gabriela Luz-
dc.contributor.authorSILVA, Yasmin Martins Da-
dc.date.accessioned2025-05-29T20:47:28Z-
dc.date.available2025-05-29T20:47:28Z-
dc.date.issued2024-
dc.identifier.citationGUALBERTO, Ana Julia Andrade; MAPA, Heloizi Marilia Martins; VIEIRA, Maria Gabriela Luz; SILVA, Yasmin Martins Da. Neuromundos: inclusão dos trantornos tea e tdah no ambiente escolar, 2024. Trabalho de conclusão de Curso (Técnico em Administração) - ETEC de Hortolândia, Hortolândia, 2024pt_BR
dc.identifier.urihttps://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/32980-
dc.description.abstractOs transtornos do Espectro autista (TEA) e Déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) apresentam manifestações neurofisiológicas e comportamentais em adolescentes evidenciados no meio escolar. Nessa perspectiva, o presente trabalho tem como objetivo promover o conhecimento desses grupos, através da conscientização e a visibilidade dentro da comunidade acadêmica, tendo como estudo de caso a Etec de Hortolândia. Portanto, para a realização do método utilizado foram feitas pesquisas de artigos científicos, questionários e fontes documentais. Ademais, com base na pesquisa realizada para obter informações precisas, foram feitas pesquisas quantitativas e qualitativas por meio de questionários sobre o conhecimento das pessoas a respeito do TEA e do TDAH. Nas questões fechadas as respostas em sua maioria os participantes demonstraram conhecimento sobre ambos os transtornos; no entanto as respostas qualitativas foram mal formuladas e desenvolvidas de maneira superficial, indicando uma falta de profundidade no entendimento. Por fim, concluindo, o estudo realizado através da pesquisa, foi observada a falta de entendimento e reconhecimento sobre o tema abordado, em um ambiente que carece de reconhecimento sobre esses grupos, para que haja uma educação e formação inclusiva nas instituiçõespt_BR
dc.description.sponsorshipCurso Técnico em Administraçãopt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisher115pt_BR
dc.subjectTranstorno do déficit de atenção com hiperatividadept_BR
dc.subjectTranstorno do espectro autistapt_BR
dc.subjectAmbiente escolarpt_BR
dc.subject.otherGestão e Negóciospt_BR
dc.titleNeuromundos: inclusão dos trantornos tea e tdah no ambiente escolarpt_BR
dc.typeArtigo Científicopt_BR
dcterms.type-pt_BR
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC Neuromundos_inclusão dos transtornos de TEA e TDAH no ambiente escolar.pdf1.73 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.