Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/32816
Title: Os mecanismos de interpelação do consumidor pelo discurso do marketing
Other Titles: The mechanisms of consumer interpellation through marketing discourse
Authors: BOTEZELLI, Ana Carolina Gaspar
Advisor: PAULA, Leda Queiroz de
type of document: Monografia
Keywords: Marketing;Consumidor
Issue Date: Jul-2005
Publisher: 105
Citation: BOTEZELLI, Ana Carolina Gaspar. Os mecanismos de interpelação do consumidor pelo discurso do marketing, 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso Superior de Tecnologia em Automação de Escritórios e Secretariado) - Faculdade de Tecnologia "Dr. Archimedes Lammoglia", Indaiatuba, 2005.
Abstract: O tema deste trabalho é o marketing, enfocando a linguagem e a imagem adotadas em anúncios de uma empresa de refrigerantes, a Coca-Cola, com o objetivo de evidenciar os mecanismos usados para interpelação do consumidor. Para isso, apresentamos alguns conceitos da área de marketing, a fim de posicionar o leitor quanto ao tema. Mostraremos também como o marketing vem utilizando a análise do comportamento do consumidor no desenvolvimento de novos produtos, em função de uma comunicação eficaz. Para melhor entendermos a maneira pela qual as mensagens publicitárias são transmitidas e chegam até a mente dos consumidores, analisamos as diferentes linguagens utilizadas nessas mensagens, o discurso do marketing, os arquétipos emocionais adotados na mensagem e a imagem transmitida, identificando o objetivo da empresa com o anúncio, se o interlocutor recebeu a mensagem conforme o pretendido pela empresa. Finalizamos o trabalho fazendo um estudo da marca Coca Cola, e dos mecanismos de interpelação do consumidor pela linguagem do marketing adotado pela empresa, delimitando essa análise em anúncios da Coca-Cola, desde sua vinda para o Brasil, na década de 40, até a década de 90, e a mudança de posicionamento através dos tempos.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/32816
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Ana Carolina Gaspar Botezelli2.pdf
  Restricted Access
495.78 kBAdobe PDFView/Open Request a copy


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.