Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/32816
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorPAULA, Leda Queiroz de-
dc.contributor.authorBOTEZELLI, Ana Carolina Gaspar-
dc.date.accessioned2025-05-23T17:49:06Z-
dc.date.available2025-05-23T17:49:06Z-
dc.date.issued2005-07-
dc.identifier.citationBOTEZELLI, Ana Carolina Gaspar. Os mecanismos de interpelação do consumidor pelo discurso do marketing, 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso Superior de Tecnologia em Automação de Escritórios e Secretariado) - Faculdade de Tecnologia "Dr. Archimedes Lammoglia", Indaiatuba, 2005.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/32816-
dc.description.abstractO tema deste trabalho é o marketing, enfocando a linguagem e a imagem adotadas em anúncios de uma empresa de refrigerantes, a Coca-Cola, com o objetivo de evidenciar os mecanismos usados para interpelação do consumidor. Para isso, apresentamos alguns conceitos da área de marketing, a fim de posicionar o leitor quanto ao tema. Mostraremos também como o marketing vem utilizando a análise do comportamento do consumidor no desenvolvimento de novos produtos, em função de uma comunicação eficaz. Para melhor entendermos a maneira pela qual as mensagens publicitárias são transmitidas e chegam até a mente dos consumidores, analisamos as diferentes linguagens utilizadas nessas mensagens, o discurso do marketing, os arquétipos emocionais adotados na mensagem e a imagem transmitida, identificando o objetivo da empresa com o anúncio, se o interlocutor recebeu a mensagem conforme o pretendido pela empresa. Finalizamos o trabalho fazendo um estudo da marca Coca Cola, e dos mecanismos de interpelação do consumidor pela linguagem do marketing adotado pela empresa, delimitando essa análise em anúncios da Coca-Cola, desde sua vinda para o Brasil, na década de 40, até a década de 90, e a mudança de posicionamento através dos tempos.pt_BR
dc.description.sponsorshipCurso Superior de Tecnologia em Automação de Escritórios e Secretariadopt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisher105pt_BR
dc.subjectMarketingpt_BR
dc.subjectConsumidorpt_BR
dc.subject.otherGestão e Negóciospt_BR
dc.titleOs mecanismos de interpelação do consumidor pelo discurso do marketingpt_BR
dc.title.alternativeThe mechanisms of consumer interpellation through marketing discoursept_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dcterms.type-pt_BR
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Ana Carolina Gaspar Botezelli2.pdf
  Restricted Access
495.78 kBAdobe PDFView/Open Request a copy


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.