Please use this identifier to cite or link to this item:
https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/32797
Title: | Síndrome do esgotamento em professores pós pandemia da covid-19 |
Authors: | LIMA, Gabrielly Monique Moraes VIERA, Jonatas Mendes GIL, Laissy Grazielli dos Santos CUNHA, Levi de Almeida da MOREIRA, Nathália de Castro BARBOSA, Sunamita Raquel França |
Advisor: | MEDEIROS, Vanessa Reis |
Other contributor: | MEDEIROS, Vanessa Reis QUINTANILHA, Josiane Cristina Alves TERAN, Maria Antonia |
type of document: | Monografia |
Keywords: | Pandemias;Covid-19;Doenças ocupacionais;Estresse profissional |
Issue Date: | 2023 |
Publisher: | 125 |
Citation: | LIMA, G. M. M.; VIERA, J. M.; GIL, L. G. S.; CUNHA, L. A.; MOREIRA, N. C.; BARBOSA, S. R. F. Síndrome do esgotamento em professores pós pandemia da covid-19. 2023. Trabalho de conclusão de curso (Curso Técnico em Administração) – Etec Dr. Geraldo José Rodrigues Alckmin, Taubaté, 2023. |
Abstract: | Este estudo tem como objetivo partilhar informações esclarecendo as consequências da síndrome de burnout em professores da educação pública durante e pós pandemia, assim, compreendendo a urgência do assunto onde estes profissionais tiveram que se adaptar aos novos métodos de ensino rapidamente, principalmente o remoto, que favoreceu para a defasagem da aprendizagem dos alunos, ao alto nível de abandono escolar, mas que também tornaram o processo desgastante e exaustivo aos profissionais, que tiveram que aprender boa parte por si próprios, consequentemente contribuiu para que houvesse sobrecarga de afazeres, muitos professores precisaram fazer uso de ferramentas tecnológicas que antes não eram utilizados com frequência e que estavam despreparados para a situação repentina, sem treinamentos nas escolas para os mesmos, isso acabou se tornando um agente estressor significativo que levou a desencadear a síndrome de Burnout e outros transtornos psicológicos. Em virtude disso, a pesquisa enfatiza os fatores que contribuíram para o surgimento de doença psicossocial durante e após a pandemia da COVID-19, além também de retratar a importância do tratamento pensando na melhora da saúde mental dos quais foram acometidos e das condições de trabalho escassas que contribuem para o desgaste emocional e profissional retratado nesta pesquisa. Para melhor compreensão do tema abordado foi realizado um questionário de caráter quantitativo e qualitativo, o qual contou com a colaboração dos professores da rede pública da cidade de Taubaté. Ao final foi possível concluir que, esta síndrome afetou os professores em razão de vários fatores que se desencadearam devido à pandemia e consequentemente do ensino remoto, como a falta de acesso a tecnologias tanto dos alunos quanto dos professores, e da ausência de suporte por parte do poder público. |
Description: | This study aims to share information clarifying the consequences of burnout syndrome in public education teachers during and after the pandemic, thus understanding the urgency of the subject where these professionals had to adapt to new teaching methods quickly, especially the remote one, which favored the delay in students' learning, the high level of school dropout, but which also made the process exhausting and exhausting for professionals, who had to learn much of it by themselves, consequently contributing to an overload of tasks, many teachers needed to making use of technological tools that were not used frequently before and that they were unprepared for the sudden situation, without training in schools for them, this ended up becoming a significant stressor that led to triggering the Burnout syndrome and other psychological disorders. As a result, the research emphasizes the factors that contributed to the emergence of psychosocial illness during and after the COVID-19 pandemic, in addition to portraying the importance of treatment with a view to improving the mental health of those affected and working in scarce conditions that contribute to the emotional and professional exhaustion portrayed in this research. For a better understanding of the topic addressed, a quantitative and qualitative questionnaire was carried out, which had the collaboration of public school teachers in the town of Taubaté. In the end, it was possible to conclude that this syndrome affected teachers due to several factors that were triggered due to the pandemic and consequently remote teaching, such as the lack of access to technologies for both students and teachers, and the lack of support on the part of of public power. |
URI: | https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/32797 |
Appears in Collections: | Trabalhos de Conclusão de Curso |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
administracao_2023_2_lima_sindrome_esgotamento_professores_pandemia.pdf | 941.72 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.