Please use this identifier to cite or link to this item:
https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/32663
Title: | Contextualização sobre a evolução do modelo comercial de vendas por catálogos e consultores adotado por empresas de produtos cosméticos e de higiene pessoal. |
Other Titles: | Contextualization on the evolution of the commercial model of sales through catalogs and consultants adopted by cosmetic and personal hygiene product companies. |
Authors: | OLIVEIRA, Fernanda Luiza de |
Advisor: | MARTINS, Francisco José |
type of document: | Monografia |
Keywords: | Empreendedorismo;Marketing;Cosméticos;Vendas |
Issue Date: | 2023 |
Publisher: | 288 |
Citation: | OLIVEIRA, Fernanda Luiza de. Contextualização sobre a evolução do modelo comercial de vendas por catálogos e consultores adotado por empresas de produtos cosméticos e de higiene pessoal. 2023. Trabalho de conclusão de curso (Curso Superior de Tecnologia em Gestão Empresarial) – Faculdade de Tecnologia Prof. José Arana Varela, Araraquara, 2023. |
Abstract: | O estudo realizado teve como objetivos conhecer a origem e levantar a
evolução sobre o modelo comercial de vendas por catálogos e consultores adotado
por empresas de produtos cosméticos e de higiene pessoal. Os métodos utilizados
consideraram uma revisão bibliográfica, descritiva, exploratória e pesquisa
qualitativa através de entrevistas com consultores de vendas atuantes na área de
interesse, através da aplicação e análise sobre um questionário. A análise sobre os
resultados aponta que a evolução desse modelo comercial, e das empresas que o
adotam, remete a inovações constantes antenadas ao perfil dos consumidores,
formas e tecnologias facilitadoras para fechar os pedidos e melhores condições para
os pagamentos, assim como entender e agregar o envolvimento dos consultores
responsáveis pelas vendas nesse canal de distribuição. Foram também levantadas
certas dificuldades enfrentadas e tendências futuras na área de vendas de
cosméticos e higiene pessoal, concluindo-se que a indústria e empreendedorismo
nesse setor mantém atualizações constantes, evoluindo e inovando a cada ano
decorrente em produtos e processos de vendas conforme a atualidade do mercado. This study aimed to understand the origin and survey the evolution of the commercial model of sales through catalogs and consultants adopted by cosmetic and personal care product companies. The methods used considered a bibliographical, descriptive, exploratory review and qualitative research through interviews with sales consultants working in the area of interest, through the application and analysis of a questionnaire. The analysis of the results points out that the evolution of this commercial model, and the companies that adopt it, refers to constant innovations in tune with the profile of consumers, forms and technologies that facilitate the closing of orders and better conditions for payments, as well as understanding and aggregating the involvement of consultants responsible for sales in this distribution channel. Certain difficulties faced and future trends in the area of cosmetics and personal hygiene sales were also raised, concluding that the industry and entrepreneurship in this sector maintains constant updates, evolving and innovating every year in products and sales processes according to current trends in this market. |
URI: | https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/32663 |
Appears in Collections: | Trabalhos de Conclusão de Curso |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
gestaoempresarial_2023_02_fernandaluizadeoliveira_contextualizacaosobreaevolucaodomodelo.pdf Restricted Access | 749.85 kB | Adobe PDF | View/Open Request a copy |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.