Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/32663
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorMARTINS, Francisco José-
dc.contributor.authorOLIVEIRA, Fernanda Luiza de-
dc.date.accessioned2025-05-19T17:02:14Z-
dc.date.available2025-05-19T17:02:14Z-
dc.date.issued2023-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Fernanda Luiza de. Contextualização sobre a evolução do modelo comercial de vendas por catálogos e consultores adotado por empresas de produtos cosméticos e de higiene pessoal. 2023. Trabalho de conclusão de curso (Curso Superior de Tecnologia em Gestão Empresarial) – Faculdade de Tecnologia Prof. José Arana Varela, Araraquara, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/32663-
dc.description.abstractO estudo realizado teve como objetivos conhecer a origem e levantar a evolução sobre o modelo comercial de vendas por catálogos e consultores adotado por empresas de produtos cosméticos e de higiene pessoal. Os métodos utilizados consideraram uma revisão bibliográfica, descritiva, exploratória e pesquisa qualitativa através de entrevistas com consultores de vendas atuantes na área de interesse, através da aplicação e análise sobre um questionário. A análise sobre os resultados aponta que a evolução desse modelo comercial, e das empresas que o adotam, remete a inovações constantes antenadas ao perfil dos consumidores, formas e tecnologias facilitadoras para fechar os pedidos e melhores condições para os pagamentos, assim como entender e agregar o envolvimento dos consultores responsáveis pelas vendas nesse canal de distribuição. Foram também levantadas certas dificuldades enfrentadas e tendências futuras na área de vendas de cosméticos e higiene pessoal, concluindo-se que a indústria e empreendedorismo nesse setor mantém atualizações constantes, evoluindo e inovando a cada ano decorrente em produtos e processos de vendas conforme a atualidade do mercado.pt_BR
dc.description.abstractThis study aimed to understand the origin and survey the evolution of the commercial model of sales through catalogs and consultants adopted by cosmetic and personal care product companies. The methods used considered a bibliographical, descriptive, exploratory review and qualitative research through interviews with sales consultants working in the area of interest, through the application and analysis of a questionnaire. The analysis of the results points out that the evolution of this commercial model, and the companies that adopt it, refers to constant innovations in tune with the profile of consumers, forms and technologies that facilitate the closing of orders and better conditions for payments, as well as understanding and aggregating the involvement of consultants responsible for sales in this distribution channel. Certain difficulties faced and future trends in the area of cosmetics and personal hygiene sales were also raised, concluding that the industry and entrepreneurship in this sector maintains constant updates, evolving and innovating every year in products and sales processes according to current trends in this market.pt_BR
dc.description.sponsorshipCurso Superior de Tecnologia em Gestão Empresarialpt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisher288pt_BR
dc.subjectEmpreendedorismopt_BR
dc.subjectMarketingpt_BR
dc.subjectCosméticospt_BR
dc.subjectVendaspt_BR
dc.subject.otherGestão e Negóciospt_BR
dc.titleContextualização sobre a evolução do modelo comercial de vendas por catálogos e consultores adotado por empresas de produtos cosméticos e de higiene pessoal.pt_BR
dc.title.alternativeContextualization on the evolution of the commercial model of sales through catalogs and consultants adopted by cosmetic and personal hygiene product companies.pt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dcterms.type-pt_BR
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
gestaoempresarial_2023_02_fernandaluizadeoliveira_contextualizacaosobreaevolucaodomodelo.pdf
  Restricted Access
749.85 kBAdobe PDFView/Open Request a copy


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.