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Título: Soluções de CRM como ferramenta para gestão de relacionamento de clientes e sua contribuição na produtividade da equipe comercial em uma pequena empresa: um estudo de caso.
Título(s) alternativo(s): CRM solutions as a tool for customer relationship management and its contribution to productivity of the commercial team in a small company: a case study.
Autor(es): CARDOSO, Isabela Feltrin
Orientador(es): BARROS, Estevão da Silva
Tipo documental: Artigo Científico
Palavras-chave: Métodos para melhoria da produtividade;Produtividade no trabalho;Administração de recursos humanos
Data do documento: 2023
Editor: 288
Referência Bibliográfica: CARDOSO, Isabela Feltrin. Soluções de CRM como ferramenta para gestão de relacionamento de clientes e sua contribuição na produtividade da equipe comercial em uma pequena empresa: um estudo de caso. 2023. Trabalho de conclusão de curso (Curso Superior de Tecnologia em Gestão Comercial) - Faculdade de Tecnologia Prof. José Arana Varela, Araraquara, 2023.
Resumo: O presente artigo tem como objetivo principal abordar o impacto das soluções de Customer Relationship Management (CRM) como ferramenta para a gestão de relacionamento de clientes e sua contribuição na produtividade da equipe comercial em uma pequena empresa. A gestão eficiente do relacionamento com os clientes é crucial para o sucesso e a sustentabilidade das empresas. No contexto de uma pequena empresa, a adoção de soluções estratégicas e tecnológicas é essencial para otimizar o gerenciamento das interações com os clientes. O artigo busca realizar um estudo aprofundado sobre as soluções de CRM e sua contribuição na produtividade da equipe comercial em uma pequena empresa. O objetivo da pesquisa é compreender e relacionar a implantação do CRM como ferramenta na melhoria da produtividade da equipe comercial. A fundamentação teórica aborda os conceitos de CRM, explora o conceito de produtividade e sua importância para as organizações, além de relacionar a implantação do CRM como ferramenta na melhoria da produtividade da equipe comercial. O presente estudo consiste em pesquisa aplicada, de caráter exploratório e descritivo, com resultados tratados de maneira qualitativa, a partir da coleta de informações em fontes secundárias. Os resultados e discussões mostram como a implantação do CRM impactou a produtividade da equipe comercial, otimizando os processos de atendimento aos clientes e vendas.
The main objective of this article is to address Customer Relationship Management (CRM) solutions as a tool for customer relationship management and its contribution to the productivity of the commercial team in a small company. Efficient management of customer relationships is crucial to the success and sustainability of companies. In the context of a small company, the adoption of strategic and technological solutions is essential to optimize the management of interactions with customers. The article seeks to carry out an in-depth study on CRM solutions and their contribution to the productivity of the commercial team in a small company. The objective of the research is to understand and relate the implementation of CRM as a tool to improve the productivity of the commercial team. The theoretical foundation addresses the concepts of CRM, explores the concept of productivity and its importance for organizations, in addition to relating the implementation of CRM as a tool to improve the productivity of the commercial team. The present study consists of applied research, of an exploratory and descriptive nature, with results treated in a qualitative manner, based on the collection of information from secondary sources. The results and discussions show how the implementation of CRM impacted the productivity of the commercial team, optimizing customer service and sales processes.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/32350
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