Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/32350
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorBARROS, Estevão da Silva-
dc.contributor.authorCARDOSO, Isabela Feltrin-
dc.date.accessioned2025-05-06T18:37:20Z-
dc.date.available2025-05-06T18:37:20Z-
dc.date.issued2023-
dc.identifier.citationCARDOSO, Isabela Feltrin. Soluções de CRM como ferramenta para gestão de relacionamento de clientes e sua contribuição na produtividade da equipe comercial em uma pequena empresa: um estudo de caso. 2023. Trabalho de conclusão de curso (Curso Superior de Tecnologia em Gestão Comercial) - Faculdade de Tecnologia Prof. José Arana Varela, Araraquara, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/32350-
dc.description.abstractO presente artigo tem como objetivo principal abordar o impacto das soluções de Customer Relationship Management (CRM) como ferramenta para a gestão de relacionamento de clientes e sua contribuição na produtividade da equipe comercial em uma pequena empresa. A gestão eficiente do relacionamento com os clientes é crucial para o sucesso e a sustentabilidade das empresas. No contexto de uma pequena empresa, a adoção de soluções estratégicas e tecnológicas é essencial para otimizar o gerenciamento das interações com os clientes. O artigo busca realizar um estudo aprofundado sobre as soluções de CRM e sua contribuição na produtividade da equipe comercial em uma pequena empresa. O objetivo da pesquisa é compreender e relacionar a implantação do CRM como ferramenta na melhoria da produtividade da equipe comercial. A fundamentação teórica aborda os conceitos de CRM, explora o conceito de produtividade e sua importância para as organizações, além de relacionar a implantação do CRM como ferramenta na melhoria da produtividade da equipe comercial. O presente estudo consiste em pesquisa aplicada, de caráter exploratório e descritivo, com resultados tratados de maneira qualitativa, a partir da coleta de informações em fontes secundárias. Os resultados e discussões mostram como a implantação do CRM impactou a produtividade da equipe comercial, otimizando os processos de atendimento aos clientes e vendas.pt_BR
dc.description.abstractThe main objective of this article is to address Customer Relationship Management (CRM) solutions as a tool for customer relationship management and its contribution to the productivity of the commercial team in a small company. Efficient management of customer relationships is crucial to the success and sustainability of companies. In the context of a small company, the adoption of strategic and technological solutions is essential to optimize the management of interactions with customers. The article seeks to carry out an in-depth study on CRM solutions and their contribution to the productivity of the commercial team in a small company. The objective of the research is to understand and relate the implementation of CRM as a tool to improve the productivity of the commercial team. The theoretical foundation addresses the concepts of CRM, explores the concept of productivity and its importance for organizations, in addition to relating the implementation of CRM as a tool to improve the productivity of the commercial team. The present study consists of applied research, of an exploratory and descriptive nature, with results treated in a qualitative manner, based on the collection of information from secondary sources. The results and discussions show how the implementation of CRM impacted the productivity of the commercial team, optimizing customer service and sales processes.pt_BR
dc.description.sponsorshipCurso Superior de Tecnologia em Gestão Comercialpt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisher288pt_BR
dc.subjectMétodos para melhoria da produtividadept_BR
dc.subjectProdutividade no trabalhopt_BR
dc.subjectAdministração de recursos humanospt_BR
dc.subject.otherGestão e Negóciospt_BR
dc.titleSoluções de CRM como ferramenta para gestão de relacionamento de clientes e sua contribuição na produtividade da equipe comercial em uma pequena empresa: um estudo de caso.pt_BR
dc.title.alternativeCRM solutions as a tool for customer relationship management and its contribution to productivity of the commercial team in a small company: a case study.pt_BR
dc.typeArtigo Científicopt_BR
dcterms.type-pt_BR
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
gestaocomercial_2023_01_isabelafeltrincardoso_solucoesdecrmcomoferramenta.pdf
  Restricted Access
1.46 MBAdobe PDFView/Open Request a copy


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.