Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/32268
Título: Comportamento do consumidor e marcas de calçados: uma análise sobre consumo e influência social.
Título(s) alternativo(s): Consumer behavior and footwear brands: an analysis of consumption and social influence.
Autor(es): FERREIRA, Helen de Vasconcelos
PESSOTA, Felipe Henrique Toscano
Orientador(es): DEL VECHIO, Gustavo Henrique
Tipo documental: Artigo Científico
Palavras-chave: Comportamento do consumidor;Consumo;Marcas;Influências sociais
Data do documento: Jul-2022
Editor: 288
Referência Bibliográfica: FERREIRA, Helen de Vasconcelos; PESSOTA, Felipe Henrique Toscano. Comportamento do consumidor e marcas de calçados: uma análise sobre consumo e influência social. 2022. Trabalho de conclusão de curso (Curso Superior de Tecnologia em Gestão Comercial) - Faculdade de Tecnologia Prof. José Arana Varela, Araraquara, 2022.
Resumo: Ao considerar que mais do que o consumo de produtos, as marcas comerciais ligam-se ao estilo de vida das pessoas, este estudo procura avaliar o comportamento dos consumidores em relação às suas marcas favoritas e qual o nível de influência de terceiros nestas escolhas. Direcionando-se às marcas de calçados, o trabalho apresenta um levantamento aplicado, em que consumidores são questionados acerca de seus hábitos de consumo e as razões que os levam à escolha de uma determinada marca. O que se observa é que a escolha ou o favoritismo por uma marca não considera apenas a qualidade ou as características físicas dos bens, mas envolve, além disso, um julgamento de valores relacionado ao meio ao qual o indivíduo está inserido ou deseja pertencer, no intuito de agregar valor a si perante outros membros da sociedade.
Considering that more than the consumption of products, commercial brands are linked to people's lifestyles, this study seeks to assess the behavior of consumers in relation to their favorite brands and the level of influence of third parties in these choices. Addressing footwear brands, the work presents an applied survey, in which consumers are questioned about their consumption habits and the reasons that lead them to choose a particular brand. What is observed is that the choice or favoritism for a brand does not consider only the quality or physical characteristics of the goods, but also involves a judgment of values related to the environment to which the individual is inserted or wants to belong, in the in order to add value to itself before other members of society.
Descrição: Publicado na revista Interface Tecnológica, ISSN: 2447-0864. Referência bibliográfica: FERREIRA, Helen de Vasconcelos; PESSOTA, Felipe Henrique Toscano; DEL VECHIO, Gustavo Henrique. Comportamento do consumidor e marcas de calçados: uma análise sobre consumo e influência social. Interface Tecnológica, Taquaritinga, v. 19, n. 1, p. 112–123, 2022. DOI: 10.31510/infa.v19i1.1354. Disponível em: https://revista.fatectq.edu.br/interfacetecnologica/article/view/1354. Acesso em: 29 abr. 2025.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/32268
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
gestaocomercial_2022_01_helendevasconcelosferreira_comportamentodoconsumidoremarcasdecalcados.pdf
  Restricted Access
312.97 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.