Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/3214
Título: | Estudo sobre a evolução do conceito da gestão do conhecimento |
Título(s) alternativo(s): | Study on the evolution of the concept of knowledge management |
Autor(es): | SANTOS, Mileni Donato |
Orientador(es): | DIAS, Marcos de Carvalho |
Outro(s) contribuidor(es): | TEIXEIRA, Moacir José MONTEIRO, Edison Valentim |
Tipo documental: | Monografia |
Palavras-chave: | Gestao do conhecimento |
Data do documento: | 7-Dez-2018 |
Editor: | 004 |
Referência Bibliográfica: | SANTOS, Mileni Donato. Estudo sobre a evolução do conceito da gestão do conhecimento, 2018. Trabalho de conclusão de curso (Curso de Tecnologia em Gestão Empresarial) - Faculdade de Tecnologia de Americana, Americana, 2018 |
Resumo: | Modelos organizacionais, métodos e práticas com o intuito de se conquistar e criar excelentes organizações em um mundo de constantes mudanças é o foco de alguns dos administradores, psicólogos, sociólogos e pesquisadores em geral, abrangendo variadas ciências em busca de uma visão sistêmica da realidade. Em prol desta busca os líderes perceberam a relevância de detectar e gerir conhecimentos. Embora haja uma gama de autores que já abordaram a gestão do conhecimento, há aqueles considerados “gurus” desta disciplina. A gestão do conhecimento se propagou muito através da teoria dos japoneses Nonaka e Takeuchi (1995) que descrevem o processo de conversão entre os conhecimentos tácito e explícito. Pouco antes, Peter Senge (1990) buscou explicar o valor e o que constitui uma organização aprendiz. Para ambos autores e muitos outros, a importância deste gerenciamento se encontra no processo de identificar o saber do indivíduo, mas não qualquer saber, o saber que é sabido, embora de transmissão complexa, logo, os autores buscam na epistemologia do proeminente Michael Polanyi (1966) o conceito do saber tácito. Assim, o estudo analisa as aproximações de Michael Polanyi, Peter Senge e Nonaka e Takeuchi, e busca descrever a evolução da gestão do conhecimento em seu sentido de transformação de visão. Tal estudo é construído por meio de procedimentos sistemáticos de natureza básica com coleta de dados em livros, artigos científicos e sites. |
URI: | http://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/3214 |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
20182S_SANTOSMileniDonatodos_OD0503.pdf | 542.79 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.