Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/3214
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorDIAS, Marcos de Carvalhopt.br
dc.contributor.authorSANTOS, Mileni Donato
dc.contributor.otherTEIXEIRA, Moacir Josépt.br
dc.contributor.otherMONTEIRO, Edison Valentimpt.br
dc.date.accessioned2019-02-06T15:10:20Z
dc.date.available2019-02-06T15:10:20Z
dc.date.issued2018-12-07
dc.identifier.citationSANTOS, Mileni Donato. Estudo sobre a evolução do conceito da gestão do conhecimento, 2018. Trabalho de conclusão de curso (Curso de Tecnologia em Gestão Empresarial) - Faculdade de Tecnologia de Americana, Americana, 2018pt_BR
dc.identifier.urihttp://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/3214
dc.description.abstractModelos organizacionais, métodos e práticas com o intuito de se conquistar e criar excelentes organizações em um mundo de constantes mudanças é o foco de alguns dos administradores, psicólogos, sociólogos e pesquisadores em geral, abrangendo variadas ciências em busca de uma visão sistêmica da realidade. Em prol desta busca os líderes perceberam a relevância de detectar e gerir conhecimentos. Embora haja uma gama de autores que já abordaram a gestão do conhecimento, há aqueles considerados “gurus” desta disciplina. A gestão do conhecimento se propagou muito através da teoria dos japoneses Nonaka e Takeuchi (1995) que descrevem o processo de conversão entre os conhecimentos tácito e explícito. Pouco antes, Peter Senge (1990) buscou explicar o valor e o que constitui uma organização aprendiz. Para ambos autores e muitos outros, a importância deste gerenciamento se encontra no processo de identificar o saber do indivíduo, mas não qualquer saber, o saber que é sabido, embora de transmissão complexa, logo, os autores buscam na epistemologia do proeminente Michael Polanyi (1966) o conceito do saber tácito. Assim, o estudo analisa as aproximações de Michael Polanyi, Peter Senge e Nonaka e Takeuchi, e busca descrever a evolução da gestão do conhecimento em seu sentido de transformação de visão. Tal estudo é construído por meio de procedimentos sistemáticos de natureza básica com coleta de dados em livros, artigos científicos e sites.pt_BR
dc.description.sponsorshipCurso Superior de Tecnologia em Gestão Empresarialpt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.publisher004pt_BR
dc.subjectGestao do conhecimentopt_BR
dc.subject.otherGestão e Negócios
dc.titleEstudo sobre a evolução do conceito da gestão do conhecimentopt_BR
dc.title.alternativeStudy on the evolution of the concept of knowledge managementpt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
20182S_SANTOSMileniDonatodos_OD0503.pdf542.79 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.