Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/32030
Título: Governança corporativa: um estudo sobre benefícios e malefícios da (sub) contratação de empresas terceirizadas por pequenas empresas
Título(s) alternativo(s): Corporate governance: a study on the benefits and disadvantages of (sub)contracting outsourced companies by small companies
Autor(es): ANDRADE, Isabelle da Silva
SOUZA, Jeniffer da Rocha
TRISTÃO, Kelly Alves
SILVA, Patricia Rafaela de Moraes e
Orientador(es): LIMA, Aderson Antonio de
DIAS, Wagner de Almeida
Tipo documental: Artigo Científico
Palavras-chave: Terceirização;Controle de custos;Governança corporativa;Microempresas
Data do documento: 20-Nov-2024
Editor: 002 – Fatec São Paulo (Bom Retiro – São Paulo)
Referência Bibliográfica: ANDRADE, Isabelle da Silva; SOUZA, Jeniffer da Rocha; TRISTÃO, Kelly Alves; SILVA, Patricia Rafaela de Moraes e. Governança corporativa: um estudo sobre benefícios e malefícios da (sub) contratação de empresas terceirizadas por pequenas empresas, 2024. Trabalho de graduação (Curso Superior de Tecnologia em Gestão Empresarial - Graduação Tecnológica à Distância) - Faculdade de Tecnologia de São Paulo, São Paulo, 2024.
Resumo: A terceirização é uma estratégia comumente aplicada por empresas para minimizar custos, ampliar a lucratividade e centralizar seus esforços nas atividades principais, enquanto delega a aplicação de outras funções a terceiros. Outrossim, essa funcionalidade apresenta desafios notáveis, como a alta rotatividade e a desmotivação dos funcionários, podendo prejudicar o desempenho geral de uma organização e afetar diretamente a produtividade e o ambiente de trabalho. Para o caso de pequenas empresas, a terceirização pode ser uma alternativa fundamental para um bom desempenho da organização, mas também pode ocorrer riscos consideráveis, como a complexidade em manter o controle sobre os processos e questões trabalhistas relacionadas à corresponsabilidade entre contratante e prestadora de serviços. O objetivo principal da terceirização é atingir a eficácia operacional e minimizar os gastos, todavia essa abordagem exige uma gestão cautelosa da força de trabalho terceirizada, pois pode não ter um vínculo tão próximo com a empresa e, consequentemente, com seus valores. A garantia por melhor eficiência não deve atrapalhar a qualidade do trabalho ou o comprometimento dos funcionários. Desta forma, é fundamental que a gestão da terceirização adote estratégias coerentes para reduzir os impactos negativos e proporcionar que os benefícios superem os previstos prejuízos. O objetivo desta pesquisa é investigar de maneira aprofundada, as vantagens e desvantagens da terceirização, focando em situações corriqueiras como custos, o comprometimento dos colaboradores e nas questões legais envolvidas. Desta forma, será investigado quais práticas podem ser acionadas para reduzir os riscos atrelados a esse modelo de contratação.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/32030
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.