Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/31978
Título: Potencializando recursos no terceiro setor: tecnologias disruptivas na estratégia de marketing da APAE Praia Grande
Título(s) alternativo(s): Leveraging resources in the third sector: disruptive technologies in APAE Praia Grande's marketing strategy
Autor(es): SILVA, Marcela Major Duarte da
FLORENTINO, Renan Muniz
SILVA, Ricardo Ferreira da
RODRIGUES, Rosane da Silva
Orientador(es): DIAS, Wagner de Almeida
LOPES, Taíse Elen
Tipo documental: Artigo Científico
Palavras-chave: Marketing;Comportamento;Terceiro setor;Pessoas com deficiência
Data do documento: 27-Nov-2024
Editor: 002 – Fatec São Paulo (Bom Retiro – São Paulo)
Referência Bibliográfica: SILVA, Marcela Major Duarte da; FLORENTINO, Renan Muniz; SILVA, Ricardo Ferreira da; RODRIGUES, Rosane da Silva. Potencializando recursos no terceiro setor: tecnologias disruptivas na estratégia de marketing da APAE Praia Grande, 2024. Trabalho de graduação (Curso Superior de Tecnologia em Gestão Empresarial - Graduação Tecnológica à Distância) - Faculdade de Tecnologia de São Paulo, São Paulo, 2024.
Resumo: Este estudo sugere um plano de marketing digital estratégico para a APAE de Praia Grande, com o objetivo de aprimorar a captação de fundos e estreitar sua ligação com a comunidade local. A APAE, uma organização não governamental que oferece suporte a indivíduos com deficiência intelectual e múltipla, lida com obstáculos como a comunicação ineficaz e a dependência de doações ocasionais e contribuições públicas, insuficientes para arcar com seus gastos. A abordagem metodológica envolveu uma revisão de literatura sobre marketing digital, economia disruptiva e a ideia de "nudge", juntamente com uma pesquisa de campo que estudou as práticas de captação de recursos e o ambiente operacional da APAE. A partir disso, elaborou-se um plano que propõe a utilização de redes sociais para campanhas de storytelling, enfatizando a relevância do trabalho da instituição, além da implementação de um sistema de doações por pix, o que simplifica as contribuições espontâneas. O plano prevê que uma comunicação mais emotiva e direta pode aumentar a visibilidade da APAE, consolidar sua reputação institucional e incrementar as contribuições, assegurando um maior envolvimento da comunidade local. O estudo, como contribuição, destaca a importância de estratégias de baixo custo, como o marketing digital, para o fortalecimento do setor terceiro. Também ressalta a necessidade de inovações na captação de recursos para a sustentabilidade da APAE.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/31978
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.