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https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/31878| Título: | Educação e mercado de trabalho: o papel da gestão colaborativa nas escolas de Jundiaí e zona sul de São Paulo |
| Título(s) alternativo(s): | Education and the job market: the role of collaborative management in schools in Jundiaí and the southern zone of São Paulo |
| Autor(es): | SÁ, Bárbara Sandes de SANTOS, Janielson dos SILVA, Jéssica Cristhine Borba da MATOS, Mariane Saran |
| Orientador(es): | PEREIRA, Samaris Ramiro BONETTE, Luiz Rodrigo |
| Tipo documental: | Artigo Científico |
| Palavras-chave: | Ensino e aprendizagem;Qualificação profissional;Inovação;Mercado de trabalho |
| Data do documento: | 20-Nov-2024 |
| Editor: | 002 – Fatec São Paulo (Bom Retiro – São Paulo) |
| Referência Bibliográfica: | SÁ, Bárbara Sandes de; SANTOS, Janielson dos; SILVA, Jéssica Cristhine Borba da Silva; MATOS, Mariane Saran. Educação e mercado de trabalho: o papel da gestão colaborativa nas escolas de Jundiaí e zona sul de São Paulo, 2024. Trabalho de graduação (Curso Superior de Tecnologia em Gestão Empresarial - Graduação Tecnológica à Distância) - Faculdade de Tecnologia de São Paulo, São Paulo, 2024. |
| Resumo: | Este estudo investiga os impactos da implementação da gestão colaborativa em duas escolas de contextos diferentes: uma escola particular em Jundiaí e uma escola técnica estadual na Zona Sul de São Paulo, visando compreender como esse modelo de gestão pode contribuir para a qualidade educacional e a preparação dos alunos para o mercado de trabalho. O trabalho se justifica pela necessidade crescente de modelos de gestão mais inclusivos e adaptativos no cenário educacional atual, respondendo aos desafios de engajamento e inovação nas práticas pedagógicas. A pesquisa adota uma abordagem quantitativa e descritiva, com questionários aplicados a professores e coordenadores das duas instituições, abrangendo percepções sobre participação, inovação e preparo dos alunos para o mercado. Os resultados evidenciam que a gestão colaborativa tem potencial para aumentar o engajamento, promover um ambiente escolar mais inclusivo e estimular a inovação pedagógica, especialmente em ambientes com maior flexibilidade administrativa, como as escolas particulares. Na escola pública, as restrições burocráticas representam um desafio, mas não inviabilizam a adoção de práticas colaborativas adaptadas. A pesquisa conclui que a gestão colaborativa pode fortalecer a conexão entre educação e mercado de trabalho, e que a implementação desse modelo exige adaptações contextuais para atender às especificidades de cada instituição. O estudo contribui para uma compreensão mais profunda das práticas de gestão colaborativa e sugere direções para novas pesquisas sobre estratégias de implementação em diferentes realidades educacionais. |
| URI: | https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/31878 |
| Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso |
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