Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/31878
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorPEREIRA, Samaris Ramiro-
dc.contributor.advisorBONETTE, Luiz Rodrigo-
dc.contributor.authorSÁ, Bárbara Sandes de-
dc.contributor.authorSANTOS, Janielson dos-
dc.contributor.authorSILVA, Jéssica Cristhine Borba da-
dc.contributor.authorMATOS, Mariane Saran-
dc.date.accessioned2025-04-15T17:37:17Z-
dc.date.available2025-04-15T17:37:17Z-
dc.date.issued2024-11-20-
dc.identifier.citationSÁ, Bárbara Sandes de; SANTOS, Janielson dos; SILVA, Jéssica Cristhine Borba da Silva; MATOS, Mariane Saran. Educação e mercado de trabalho: o papel da gestão colaborativa nas escolas de Jundiaí e zona sul de São Paulo, 2024. Trabalho de graduação (Curso Superior de Tecnologia em Gestão Empresarial - Graduação Tecnológica à Distância) - Faculdade de Tecnologia de São Paulo, São Paulo, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/31878-
dc.description.abstractEste estudo investiga os impactos da implementação da gestão colaborativa em duas escolas de contextos diferentes: uma escola particular em Jundiaí e uma escola técnica estadual na Zona Sul de São Paulo, visando compreender como esse modelo de gestão pode contribuir para a qualidade educacional e a preparação dos alunos para o mercado de trabalho. O trabalho se justifica pela necessidade crescente de modelos de gestão mais inclusivos e adaptativos no cenário educacional atual, respondendo aos desafios de engajamento e inovação nas práticas pedagógicas. A pesquisa adota uma abordagem quantitativa e descritiva, com questionários aplicados a professores e coordenadores das duas instituições, abrangendo percepções sobre participação, inovação e preparo dos alunos para o mercado. Os resultados evidenciam que a gestão colaborativa tem potencial para aumentar o engajamento, promover um ambiente escolar mais inclusivo e estimular a inovação pedagógica, especialmente em ambientes com maior flexibilidade administrativa, como as escolas particulares. Na escola pública, as restrições burocráticas representam um desafio, mas não inviabilizam a adoção de práticas colaborativas adaptadas. A pesquisa conclui que a gestão colaborativa pode fortalecer a conexão entre educação e mercado de trabalho, e que a implementação desse modelo exige adaptações contextuais para atender às especificidades de cada instituição. O estudo contribui para uma compreensão mais profunda das práticas de gestão colaborativa e sugere direções para novas pesquisas sobre estratégias de implementação em diferentes realidades educacionais.pt_BR
dc.description.sponsorshipCurso Superior de Tecnologia em Gestão Empresarialpt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisher002 – Fatec São Paulo (Bom Retiro – São Paulo)pt_BR
dc.subjectEnsino e aprendizagempt_BR
dc.subjectQualificação profissionalpt_BR
dc.subjectInovaçãopt_BR
dc.subjectMercado de trabalhopt_BR
dc.subject.otherGestão e Negóciospt_BR
dc.titleEducação e mercado de trabalho: o papel da gestão colaborativa nas escolas de Jundiaí e zona sul de São Paulopt_BR
dc.title.alternativeEducation and the job market: the role of collaborative management in schools in Jundiaí and the southern zone of São Paulopt_BR
dc.typeArtigo Científicopt_BR
dcterms.publisherPolo de ensino à distância - 002 - FATEC São Paulo (Bom Retiro - São Paulo)pt_BR
dcterms.type-pt_BR
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.