Please use this identifier to cite or link to this item:
https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/31878
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | PEREIRA, Samaris Ramiro | - |
dc.contributor.advisor | BONETTE, Luiz Rodrigo | - |
dc.contributor.author | SÁ, Bárbara Sandes de | - |
dc.contributor.author | SANTOS, Janielson dos | - |
dc.contributor.author | SILVA, Jéssica Cristhine Borba da | - |
dc.contributor.author | MATOS, Mariane Saran | - |
dc.date.accessioned | 2025-04-15T17:37:17Z | - |
dc.date.available | 2025-04-15T17:37:17Z | - |
dc.date.issued | 2024-11-20 | - |
dc.identifier.citation | SÁ, Bárbara Sandes de; SANTOS, Janielson dos; SILVA, Jéssica Cristhine Borba da Silva; MATOS, Mariane Saran. Educação e mercado de trabalho: o papel da gestão colaborativa nas escolas de Jundiaí e zona sul de São Paulo, 2024. Trabalho de graduação (Curso Superior de Tecnologia em Gestão Empresarial - Graduação Tecnológica à Distância) - Faculdade de Tecnologia de São Paulo, São Paulo, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/31878 | - |
dc.description.abstract | Este estudo investiga os impactos da implementação da gestão colaborativa em duas escolas de contextos diferentes: uma escola particular em Jundiaí e uma escola técnica estadual na Zona Sul de São Paulo, visando compreender como esse modelo de gestão pode contribuir para a qualidade educacional e a preparação dos alunos para o mercado de trabalho. O trabalho se justifica pela necessidade crescente de modelos de gestão mais inclusivos e adaptativos no cenário educacional atual, respondendo aos desafios de engajamento e inovação nas práticas pedagógicas. A pesquisa adota uma abordagem quantitativa e descritiva, com questionários aplicados a professores e coordenadores das duas instituições, abrangendo percepções sobre participação, inovação e preparo dos alunos para o mercado. Os resultados evidenciam que a gestão colaborativa tem potencial para aumentar o engajamento, promover um ambiente escolar mais inclusivo e estimular a inovação pedagógica, especialmente em ambientes com maior flexibilidade administrativa, como as escolas particulares. Na escola pública, as restrições burocráticas representam um desafio, mas não inviabilizam a adoção de práticas colaborativas adaptadas. A pesquisa conclui que a gestão colaborativa pode fortalecer a conexão entre educação e mercado de trabalho, e que a implementação desse modelo exige adaptações contextuais para atender às especificidades de cada instituição. O estudo contribui para uma compreensão mais profunda das práticas de gestão colaborativa e sugere direções para novas pesquisas sobre estratégias de implementação em diferentes realidades educacionais. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Curso Superior de Tecnologia em Gestão Empresarial | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | 002 – Fatec São Paulo (Bom Retiro – São Paulo) | pt_BR |
dc.subject | Ensino e aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Qualificação profissional | pt_BR |
dc.subject | Inovação | pt_BR |
dc.subject | Mercado de trabalho | pt_BR |
dc.subject.other | Gestão e Negócios | pt_BR |
dc.title | Educação e mercado de trabalho: o papel da gestão colaborativa nas escolas de Jundiaí e zona sul de São Paulo | pt_BR |
dc.title.alternative | Education and the job market: the role of collaborative management in schools in Jundiaí and the southern zone of São Paulo | pt_BR |
dc.type | Artigo Científico | pt_BR |
dcterms.publisher | Polo de ensino à distância - 002 - FATEC São Paulo (Bom Retiro - São Paulo) | pt_BR |
dcterms.type | - | pt_BR |
Appears in Collections: | Trabalhos de Conclusão de Curso |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
gestaoempresarial_2024_2_barbarasandes_educacaoemercadodetrabalhoopapeldagestao.pdf Restricted Access | 510.47 kB | Adobe PDF | View/Open Request a copy | |
gestaoempresarial_2024_2_barbarasandes_educacaoemercadodetrabalhoopapeldagestao_TA.pdf Restricted Access | 1.48 MB | Adobe PDF | View/Open Request a copy |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.