Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/31798
Título: | Influência da formação técnica nos alunos que ingressam no curso de tecnologia em manutenção industrial. |
Título(s) alternativo(s): | Influence of technical training on students entering the industrial maintenance technology course. |
Autor(es): | GRAÇAS, Alessandro Aparecido BORGES, Jorge Leonardo Campos |
Orientador(es): | CASTILHO, Luciana Tomé de Souza |
Tipo documental: | Monografia |
Palavras-chave: | Ensino profissional e técnico;Ensino superior;Manutenção |
Data do documento: | 2013 |
Editor: | 133 |
Referência Bibliográfica: | GRAÇAS, A. A.; BORGES, J. L. C. Influência da formação técnica nos alunos que ingressam no curso de tecnologia em manutenção industrial. Pindamonhangaba, 2013. Monografia (Curso Superior de Tecnologia em Manutenção Industrial) - Faculdade de Tecnologia de Pindamonhangaba, Pindamonhangaba, 2013. |
Resumo: | Na Faculdade de Tecnologia de Pindamonhangaba, observa-se que
muitos alunos do curso de tecnologia em Manutenção Industrial possuem
formação técnica em mecânica, o que teoricamente facilita o aprendizado das
matérias específicas do curso, em contrapartida à dificuldade dos alunos que
possuem somente formação no Ensino Médio nas mesmas matérias. A
hipótese deste trabalho era que os alunos que possuem Curso Técnico
apresentariam um rendimento melhor em relação àqueles que possuem
somente o Ensino Médio. Portanto, o objetivo geral desta pesquisa foi avaliar a
influência da formação Técnica no desempenho acadêmico dos alunos do
curso de tecnologia em Manutenção Industrial. De forma específica, o intuito é
mostrar quais são as disciplinas em que o Ensino Técnico favorece na
compreensão dos conteúdos para os alunos do curso superior de tecnologia
em Manutenção Industrial. Para tanto, foram descritos os três graus de ensino
aqui contemplados: o Ensino Médio, o Ensino Técnico e ensino tecnológico.
Em cada caso foi explanado sua importância e representatividade, elucidando
detalhes de sua historia, atualidade e perfil de tais alunos. Em seguida foi
apresentado o resultado da pesquisa quantitativa realizada com alunos do
terceiro, quarto, quinto e sexto semestres. O tratamento dos dados confirmou a
hipótese inicial: embora - não de uma forma extremamente significativa, mas
possível de ser confirmada - o prévio conhecimento adquirido pelos alunos que
têm formação Técnica, face aos alunos que possuem apenas o Ensino Médio,
favoreceu a compreensão das disciplinas técnicas do curso de Manutenção
Industrial. Nesta monografia procurou-se agregar informações que poderão
ajudar faculdade e alunos, na hora de realizar, no caso da faculdade, uma
organização da grade ou cursos de nivelamento adequados à variabilidade de
conhecimento apresentada pelos alunos ingressos no curso de Manutenção
Industrial. It is observed that many students of the Industrial Maintenance course have technical course in mechanics, which theoretically makes easier the learning of specific areas in opposition to the difficulty of students who only have regular school in the same subjects. The hypothesis of this paper was that students who have technical course would present better grades compared to those with only have a high school diploma. Therefore, the objective of this research was to evaluate the influence of the students who conclude the technical course before going to the Industrial Maintenance College. Specifically, the aim is to show what are the subjects in which technical education promotes the understanding of the contents to students. Thus, we described the three levels of education considered here: the regular high school, technical education and technological education . In each case was explained its importance and representativeness, showing details of its history, and current students’ profile. Then was presented the result of the research with students from third, fourth, fifth and sixth semesters. The data confirmed the initial hypothesis : though - not an extremely significant , but it can be confirmed - the prior knowledge acquired by students who have technical training , compared to students who only have a high school diploma, makes easier the understanding of the disciplines stroke techniques Industrial Maintenance. In this work it was tried tried to add information that will help college and students in order to improve the organization of the subjects of the courses or specific reinforcement to the students of the Industrial Maintenance. |
URI: | https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/31798 |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de conclusão de curso |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
tecnologiaemmanutencaoindustrial_2013_alessandroaparecidogracas_jorgeleonardocamposborges_monografiainfluenciadaformacaotecnicanosalunos.pdf Restricted Access | 1.07 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.