Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/31798
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorCASTILHO, Luciana Tomé de Souza-
dc.contributor.authorGRAÇAS, Alessandro Aparecido-
dc.contributor.authorBORGES, Jorge Leonardo Campos-
dc.date.accessioned2025-04-14T22:13:32Z-
dc.date.available2025-04-14T22:13:32Z-
dc.date.issued2013-
dc.identifier.citationGRAÇAS, A. A.; BORGES, J. L. C. Influência da formação técnica nos alunos que ingressam no curso de tecnologia em manutenção industrial. Pindamonhangaba, 2013. Monografia (Curso Superior de Tecnologia em Manutenção Industrial) - Faculdade de Tecnologia de Pindamonhangaba, Pindamonhangaba, 2013.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/31798-
dc.description.abstractNa Faculdade de Tecnologia de Pindamonhangaba, observa-se que muitos alunos do curso de tecnologia em Manutenção Industrial possuem formação técnica em mecânica, o que teoricamente facilita o aprendizado das matérias específicas do curso, em contrapartida à dificuldade dos alunos que possuem somente formação no Ensino Médio nas mesmas matérias. A hipótese deste trabalho era que os alunos que possuem Curso Técnico apresentariam um rendimento melhor em relação àqueles que possuem somente o Ensino Médio. Portanto, o objetivo geral desta pesquisa foi avaliar a influência da formação Técnica no desempenho acadêmico dos alunos do curso de tecnologia em Manutenção Industrial. De forma específica, o intuito é mostrar quais são as disciplinas em que o Ensino Técnico favorece na compreensão dos conteúdos para os alunos do curso superior de tecnologia em Manutenção Industrial. Para tanto, foram descritos os três graus de ensino aqui contemplados: o Ensino Médio, o Ensino Técnico e ensino tecnológico. Em cada caso foi explanado sua importância e representatividade, elucidando detalhes de sua historia, atualidade e perfil de tais alunos. Em seguida foi apresentado o resultado da pesquisa quantitativa realizada com alunos do terceiro, quarto, quinto e sexto semestres. O tratamento dos dados confirmou a hipótese inicial: embora - não de uma forma extremamente significativa, mas possível de ser confirmada - o prévio conhecimento adquirido pelos alunos que têm formação Técnica, face aos alunos que possuem apenas o Ensino Médio, favoreceu a compreensão das disciplinas técnicas do curso de Manutenção Industrial. Nesta monografia procurou-se agregar informações que poderão ajudar faculdade e alunos, na hora de realizar, no caso da faculdade, uma organização da grade ou cursos de nivelamento adequados à variabilidade de conhecimento apresentada pelos alunos ingressos no curso de Manutenção Industrial.pt_BR
dc.description.abstractIt is observed that many students of the Industrial Maintenance course have technical course in mechanics, which theoretically makes easier the learning of specific areas in opposition to the difficulty of students who only have regular school in the same subjects. The hypothesis of this paper was that students who have technical course would present better grades compared to those with only have a high school diploma. Therefore, the objective of this research was to evaluate the influence of the students who conclude the technical course before going to the Industrial Maintenance College. Specifically, the aim is to show what are the subjects in which technical education promotes the understanding of the contents to students. Thus, we described the three levels of education considered here: the regular high school, technical education and technological education . In each case was explained its importance and representativeness, showing details of its history, and current students’ profile. Then was presented the result of the research with students from third, fourth, fifth and sixth semesters. The data confirmed the initial hypothesis : though - not an extremely significant , but it can be confirmed - the prior knowledge acquired by students who have technical training , compared to students who only have a high school diploma, makes easier the understanding of the disciplines stroke techniques Industrial Maintenance. In this work it was tried tried to add information that will help college and students in order to improve the organization of the subjects of the courses or specific reinforcement to the students of the Industrial Maintenance.pt_BR
dc.description.sponsorshipCurso Superior de Tecnologia em Manutenção Industrialpt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisher133pt_BR
dc.subjectEnsino profissional e técnicopt_BR
dc.subjectEnsino superiorpt_BR
dc.subjectManutençãopt_BR
dc.subject.otherControle e Processos Industriaispt_BR
dc.titleInfluência da formação técnica nos alunos que ingressam no curso de tecnologia em manutenção industrial.pt_BR
dc.title.alternativeInfluence of technical training on students entering the industrial maintenance technology course.pt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dcterms.type-pt_BR
Appears in Collections:Trabalhos de conclusão de curso



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.