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Título: Mecanismos de educação financeira para instituições públicas de ensino básico: um caminho para o desenvolvimento econômico sustentável no futuro
Título(s) alternativo(s): Financial education mechanisms for public primary education institutions: a path to sustainable economic development in the future
Autor(es): SOUZA, Giovana Paula Antunes Ribeiro de
SANCHES, Gustavo Silva
SILVA, Greiciane Vitória da
SILVA, Luis Carlos Dias da
MONTEIRO, Maria Eduarda Nunes
Orientador(es): SILVA, Mônica de Oliveira Pinheiro da
GANDOLFI, Marcus Vinicius Cavalcanti
Tipo documental: Artigo Científico
Palavras-chave: Educação financeira;Inclusão social;Desenvolvimento econômico;Setor privado
Data do documento: 22-Nov-2024
Editor: 002 – Fatec São Paulo (Bom Retiro – São Paulo)
Referência Bibliográfica: SOUZA, Giovana Paula Antunes Ribeiro de; SANCHES, Gustavo Silva; SILVA, Greiciane Vitória da; SILVA, Luis Carlos Dias da; MONTEIRO, Maria Eduarda Nunes. Mecanismos de educação financeira para instituições públicas de ensino básico: um caminho para o desenvolvimento econômico sustentável no futuro, 2024. Trabalho de graduação (Curso Superior de Tecnologia em Gestão Empresarial - Graduação Tecnológica à Distância) - Faculdade de Tecnologia de São Paulo, São Paulo, 2024.
Resumo: Este trabalho analisa a incorporação da educação financeira nas escolas públicas de ensino básico da região metropolitana e interior de São Paulo, destacando sua importância para o desenvolvimento econômico sustentável. O objetivo principal é investigar como a inclusão dessa temática nos currículos, em parceria com o setor privado, pode fortalecer a inclusão social e impulsionar o desenvolvimento socioeconômico, especialmente em relação ao Projeto de Lei 5.950/2023, que propõe a inserção formal de conteúdos financeiros nas escolas. A pesquisa adotou uma abordagem qualiquantitativa, com a realização de um questionário com educadores de instituições públicas, permitindo mapear os desafios enfrentados na implementação da educação financeira e identificar práticas eficazes já aplicadas. Os resultados revelaram que muitos professores reconhecem a necessidade de educação financeira, mas enfrentam obstáculos como a falta de capacitação específica e acesso aos recursos didáticos. Além disso, os dados indicam a relevância da formação continuada dos docentes e a importância das parcerias com o setor privado, que podem oferecer materiais, cursos e suporte pedagógico. Em conclusão, a pesquisa evidencia a educação financeira como um pilar fundamental na formação integral dos alunos e na construção de uma sociedade mais justa e sustentável, preparando as novas gerações para os desafios econômicos e contribuindo para o desenvolvimento socioeconômico do país.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/31788
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