Please use this identifier to cite or link to this item:
https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/31788
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | SILVA, Mônica de Oliveira Pinheiro da | - |
dc.contributor.advisor | GANDOLFI, Marcus Vinicius Cavalcanti | - |
dc.contributor.author | SOUZA, Giovana Paula Antunes Ribeiro de | - |
dc.contributor.author | SANCHES, Gustavo Silva | - |
dc.contributor.author | SILVA, Greiciane Vitória da | - |
dc.contributor.author | SILVA, Luis Carlos Dias da | - |
dc.contributor.author | MONTEIRO, Maria Eduarda Nunes | - |
dc.date.accessioned | 2025-04-14T20:30:00Z | - |
dc.date.available | 2025-04-14T20:30:00Z | - |
dc.date.issued | 2024-11-22 | - |
dc.identifier.citation | SOUZA, Giovana Paula Antunes Ribeiro de; SANCHES, Gustavo Silva; SILVA, Greiciane Vitória da; SILVA, Luis Carlos Dias da; MONTEIRO, Maria Eduarda Nunes. Mecanismos de educação financeira para instituições públicas de ensino básico: um caminho para o desenvolvimento econômico sustentável no futuro, 2024. Trabalho de graduação (Curso Superior de Tecnologia em Gestão Empresarial - Graduação Tecnológica à Distância) - Faculdade de Tecnologia de São Paulo, São Paulo, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/31788 | - |
dc.description.abstract | Este trabalho analisa a incorporação da educação financeira nas escolas públicas de ensino básico da região metropolitana e interior de São Paulo, destacando sua importância para o desenvolvimento econômico sustentável. O objetivo principal é investigar como a inclusão dessa temática nos currículos, em parceria com o setor privado, pode fortalecer a inclusão social e impulsionar o desenvolvimento socioeconômico, especialmente em relação ao Projeto de Lei 5.950/2023, que propõe a inserção formal de conteúdos financeiros nas escolas. A pesquisa adotou uma abordagem qualiquantitativa, com a realização de um questionário com educadores de instituições públicas, permitindo mapear os desafios enfrentados na implementação da educação financeira e identificar práticas eficazes já aplicadas. Os resultados revelaram que muitos professores reconhecem a necessidade de educação financeira, mas enfrentam obstáculos como a falta de capacitação específica e acesso aos recursos didáticos. Além disso, os dados indicam a relevância da formação continuada dos docentes e a importância das parcerias com o setor privado, que podem oferecer materiais, cursos e suporte pedagógico. Em conclusão, a pesquisa evidencia a educação financeira como um pilar fundamental na formação integral dos alunos e na construção de uma sociedade mais justa e sustentável, preparando as novas gerações para os desafios econômicos e contribuindo para o desenvolvimento socioeconômico do país. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Curso Superior de Tecnologia em Gestão Empresarial | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | 002 – Fatec São Paulo (Bom Retiro – São Paulo) | pt_BR |
dc.subject | Educação financeira | pt_BR |
dc.subject | Inclusão social | pt_BR |
dc.subject | Desenvolvimento econômico | pt_BR |
dc.subject | Setor privado | pt_BR |
dc.subject.other | Gestão e Negócios | pt_BR |
dc.title | Mecanismos de educação financeira para instituições públicas de ensino básico: um caminho para o desenvolvimento econômico sustentável no futuro | pt_BR |
dc.title.alternative | Financial education mechanisms for public primary education institutions: a path to sustainable economic development in the future | pt_BR |
dc.type | Artigo Científico | pt_BR |
dcterms.publisher | Polo de ensino à distância - 002 - FATEC São Paulo (Bom Retiro - São Paulo) | pt_BR |
dcterms.type | - | pt_BR |
Appears in Collections: | Trabalhos de Conclusão de Curso |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
gestaoempresarial_2024_2_giovanasouza_mecanismosdeeducacaofinanceirapara.pdf Restricted Access | 199.37 kB | Adobe PDF | View/Open Request a copy | |
gestaoempresarial_2024_2_giovanasouza_mecanismosdeeducacaofinanceirapara_TA.pdf Restricted Access | 1.75 MB | Adobe PDF | View/Open Request a copy |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.