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dc.contributor.advisorSILVA, Mônica de Oliveira Pinheiro da-
dc.contributor.advisorGANDOLFI, Marcus Vinicius Cavalcanti-
dc.contributor.authorSOUZA, Giovana Paula Antunes Ribeiro de-
dc.contributor.authorSANCHES, Gustavo Silva-
dc.contributor.authorSILVA, Greiciane Vitória da-
dc.contributor.authorSILVA, Luis Carlos Dias da-
dc.contributor.authorMONTEIRO, Maria Eduarda Nunes-
dc.date.accessioned2025-04-14T20:30:00Z-
dc.date.available2025-04-14T20:30:00Z-
dc.date.issued2024-11-22-
dc.identifier.citationSOUZA, Giovana Paula Antunes Ribeiro de; SANCHES, Gustavo Silva; SILVA, Greiciane Vitória da; SILVA, Luis Carlos Dias da; MONTEIRO, Maria Eduarda Nunes. Mecanismos de educação financeira para instituições públicas de ensino básico: um caminho para o desenvolvimento econômico sustentável no futuro, 2024. Trabalho de graduação (Curso Superior de Tecnologia em Gestão Empresarial - Graduação Tecnológica à Distância) - Faculdade de Tecnologia de São Paulo, São Paulo, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/31788-
dc.description.abstractEste trabalho analisa a incorporação da educação financeira nas escolas públicas de ensino básico da região metropolitana e interior de São Paulo, destacando sua importância para o desenvolvimento econômico sustentável. O objetivo principal é investigar como a inclusão dessa temática nos currículos, em parceria com o setor privado, pode fortalecer a inclusão social e impulsionar o desenvolvimento socioeconômico, especialmente em relação ao Projeto de Lei 5.950/2023, que propõe a inserção formal de conteúdos financeiros nas escolas. A pesquisa adotou uma abordagem qualiquantitativa, com a realização de um questionário com educadores de instituições públicas, permitindo mapear os desafios enfrentados na implementação da educação financeira e identificar práticas eficazes já aplicadas. Os resultados revelaram que muitos professores reconhecem a necessidade de educação financeira, mas enfrentam obstáculos como a falta de capacitação específica e acesso aos recursos didáticos. Além disso, os dados indicam a relevância da formação continuada dos docentes e a importância das parcerias com o setor privado, que podem oferecer materiais, cursos e suporte pedagógico. Em conclusão, a pesquisa evidencia a educação financeira como um pilar fundamental na formação integral dos alunos e na construção de uma sociedade mais justa e sustentável, preparando as novas gerações para os desafios econômicos e contribuindo para o desenvolvimento socioeconômico do país.pt_BR
dc.description.sponsorshipCurso Superior de Tecnologia em Gestão Empresarialpt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisher002 – Fatec São Paulo (Bom Retiro – São Paulo)pt_BR
dc.subjectEducação financeirapt_BR
dc.subjectInclusão socialpt_BR
dc.subjectDesenvolvimento econômicopt_BR
dc.subjectSetor privadopt_BR
dc.subject.otherGestão e Negóciospt_BR
dc.titleMecanismos de educação financeira para instituições públicas de ensino básico: um caminho para o desenvolvimento econômico sustentável no futuropt_BR
dc.title.alternativeFinancial education mechanisms for public primary education institutions: a path to sustainable economic development in the futurept_BR
dc.typeArtigo Científicopt_BR
dcterms.publisherPolo de ensino à distância - 002 - FATEC São Paulo (Bom Retiro - São Paulo)pt_BR
dcterms.type-pt_BR
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