Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/31770
Título: Economia colaborativa e seus reflexos no desenvolvimento social: um estudo de caso na comunidade de Heliópolis-SP
Título(s) alternativo(s): Collaborative economy and its impact on social development: a case study in the community of Heliópolis-SP
Autor(es): MOREIRA NETA, Maria Lúcia Silva
NOVAES, Natasha Sommerfeld
Orientador(es): DIAS, Marluce Gavião Sacramento
GANDOLFI, Marcus Vinícius Cavalcanti
Tipo documental: Artigo Científico
Palavras-chave: Desenvolvimento social;Habitação popular;Inclusão social
Data do documento: 25-Nov-2024
Editor: 002 – Fatec São Paulo (Bom Retiro – São Paulo)
Referência Bibliográfica: MOREIRA NETA, Maria Lúcia Silva; NOVAES, Natasha Sommerfeld. Economia colaborativa e seus reflexos no desenvolvimento social: um estudo de caso na comunidade de Heliópolis-SP, 2024. Trabalho de graduação (Curso Superior de Tecnologia em Gestão Empresarial - Graduação Tecnológica à Distância) - Faculdade de Tecnologia de São Paulo, São Paulo, 2024.
Resumo: Este estudo tem como foco a economia colaborativa e suas contribuições e reflexos na sociedade, através do compartilhamento de recursos e serviços que possibilitam a melhora da qualidade de vida e do bem-estar populacional do país. Através do estudo, o Projeto Favela Marte 3D localizado na região de Heliópolis, uma das maiores comunidades da cidade de São Paulo, constata a inovadora introdução da economia colaborativa para enfrentar desafios sociais, como a inclusão de infraestrutura básica e saneamento nas comunidades marginalizadas e periféricas do país. O compartilhamento de recursos e serviços possibilita a reconstrução de residências e comércio com infraestrutura adequada, além de influenciar diretamente na inclusão social e perspectivas individuais dos moradores e na integração da economia local. Este estudo explora como a economia colaborativa pode impactar positivamente no desenvolvimento social e na melhoria das condições habitacionais. O Projeto Favela Marte 3D é a iniciativa central analisada neste trabalho, demonstrando a aplicação prática da economia colaborativa para a construção de moradias dignas e sustentáveis, e os reflexos no bem-estar dos moradores e no cotidiano da região. A metodologia utilizada baseia-se em pesquisas bibliográficas. A análise revela que a economia colaborativa promove não apenas melhorias habitacionais, mas também a inclusão social e o desenvolvimento sustentável. O estudo sugere que, ao fomentar a cooperação entre moradores e instituições, é possível criar um modelo replicável para outras comunidades.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/31770
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.