Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/3157
Título: Novos modelos de negócios: um estudo em canais de youtuber games no Brasil
Título(s) alternativo(s): New business models: a study on youtube channels in Brazil
Autor(es): FERREIRA, Thiago Spiri
MOREIRA, João Carlos
VIEIRA, Saulo Fabiano Amâncio
FAVORETO, Ricardo Lebbos
Tipo documental: Artigo científico
Palavras-chave: Jogos eletrônicos
Data do documento: 2018
Editor: 004
Referência Bibliográfica: FERREIRA, Thiago Spiri; MOREIRA, João Carlos; VIEIRA, Saulo Fabiano Amâncio; FAVORETO, Ricardo Lebbos. Novos modelos de negócios: um estudo em canais de youtuber games no Brasil. Revista Tecnológica da Fatec Americana, Americana. v.6, n.1, p.22-35, out. 2017/mar.2018.. Disponível em: http://fatec.edu.br/revista_ojs/index.php/RTecFatecAM/article/view/190/148. Acesso em:: 20 de setembro de 2018
Série/Relatório no.: R.Tec.FatecAM, Americana, v..6, n.1, p.22-35, out. 2017/mar.2018;
Resumo: A divulgação de vídeos na internet, dos mais variados temas e para diferentes faixas etárias, vem crescendo significativamente nos últimos anos, sendo que em alguns casos cria-se um novo mercado bem como novos modelos de negócios. Nesse sentido a presente pesquisa visa analisar como se desenvolve o modelo de negócio nos canais dos youtubers gamers. Para tanto realizou-se um levantamento bibliográfico sobre os temas inovação, modelos de negócios na internet e jogos virtuais. Quanto aos procedimentos metodológicos esta pesquisa possui abordagem qualitativa, descritiva e multi casos, com o tipo de triangulação. Coletou-se dados secundários (sites, entrevistas, vídeos) e primários, via entrevista semiestruturada com o proprietário de um canal e também comparativo com outro canal mais consolidado. Verifica-se o surgimento de um importante canal de comunicação das organizações com o público em geral, sendo que este canal está em processo de profissionalização acelerado, apresentando como novo modelo de negócio, que em prazos menores que os modelos tradicionais, obteve-se uma evolução estruturada e adaptada ao contexto do crescimento da comunicação das organizações em plataformas online. Os achados do trabalho apresentaram um novo modelo de negócio para categoria de serviços, com fácil inicialização, uma estrutura flexível, uma análise do ambiente externo para tomada de decisão do ambiente interno, com a criação de valor sendo o fator chave para a vantagem competitiva entre os players do mercado
URI: http://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/3157
ISSN: 2446-7049
Aparece nas coleções:Artigos de Periódicos do CPS

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Novos_modelos_negocios.pdf372.87 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.