Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/3157
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorFERREIRA, Thiago Spiri
dc.contributor.authorMOREIRA, João Carlos
dc.contributor.authorVIEIRA, Saulo Fabiano Amâncio
dc.contributor.authorFAVORETO, Ricardo Lebbos
dc.date.accessioned2018-09-20T20:52:24Z
dc.date.available2018-09-20T20:52:24Z
dc.date.issued2018
dc.identifier.citationFERREIRA, Thiago Spiri; MOREIRA, João Carlos; VIEIRA, Saulo Fabiano Amâncio; FAVORETO, Ricardo Lebbos. Novos modelos de negócios: um estudo em canais de youtuber games no Brasil. Revista Tecnológica da Fatec Americana, Americana. v.6, n.1, p.22-35, out. 2017/mar.2018.. Disponível em: http://fatec.edu.br/revista_ojs/index.php/RTecFatecAM/article/view/190/148. Acesso em:: 20 de setembro de 2018pt_BR
dc.identifier.issn2446-7049
dc.identifier.urihttp://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/3157
dc.description.abstractA divulgação de vídeos na internet, dos mais variados temas e para diferentes faixas etárias, vem crescendo significativamente nos últimos anos, sendo que em alguns casos cria-se um novo mercado bem como novos modelos de negócios. Nesse sentido a presente pesquisa visa analisar como se desenvolve o modelo de negócio nos canais dos youtubers gamers. Para tanto realizou-se um levantamento bibliográfico sobre os temas inovação, modelos de negócios na internet e jogos virtuais. Quanto aos procedimentos metodológicos esta pesquisa possui abordagem qualitativa, descritiva e multi casos, com o tipo de triangulação. Coletou-se dados secundários (sites, entrevistas, vídeos) e primários, via entrevista semiestruturada com o proprietário de um canal e também comparativo com outro canal mais consolidado. Verifica-se o surgimento de um importante canal de comunicação das organizações com o público em geral, sendo que este canal está em processo de profissionalização acelerado, apresentando como novo modelo de negócio, que em prazos menores que os modelos tradicionais, obteve-se uma evolução estruturada e adaptada ao contexto do crescimento da comunicação das organizações em plataformas online. Os achados do trabalho apresentaram um novo modelo de negócio para categoria de serviços, com fácil inicialização, uma estrutura flexível, uma análise do ambiente externo para tomada de decisão do ambiente interno, com a criação de valor sendo o fator chave para a vantagem competitiva entre os players do mercadopt_BR
dc.description.sponsorshipCurso Superior de Tecnologia em Jogos Digitaispt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.publisher004pt_BR
dc.relation.ispartofseriesR.Tec.FatecAM, Americana, v..6, n.1, p.22-35, out. 2017/mar.2018;
dc.subjectJogos eletrônicospt_BR
dc.subject.otherInformação e Comunicação
dc.titleNovos modelos de negócios: um estudo em canais de youtuber games no Brasilpt_BR
dc.title.alternativeNew business models: a study on youtube channels in Brazilpt_BR
dc.typeArtigo científicopt_BR
Appears in Collections:Artigos de Periódicos do CPS

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Novos_modelos_negocios.pdf372.87 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.