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https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/31576
Título: | Governança pública e tecnologias sociodigitais: estudo de caso de uma escola de nível técnico em Itapeva-SP |
Título(s) alternativo(s): | Public governance and sociodigital technologies: case study of a technical school in Itapeva-SP |
Autor(es): | SILVA, Fabiana dos Anjos Queiroz ROSA, Paulo Sergio Pinheiro |
Orientador(es): | GONZAGA, Marcia Freitas Abad PLATERO, Luciana Gonçalves |
Tipo documental: | Artigo Científico |
Palavras-chave: | Cultura organizacional;Ensino profissional e técnico;Políticas públicas;Inovação;Tecnologia da informação;Governança |
Data do documento: | 20-Nov-2024 |
Editor: | 002 – Fatec São Paulo (Bom Retiro – São Paulo) |
Referência Bibliográfica: | SILVA, Fabiana dos Anjos Queiroz; ROSA, Paulo Sergio Pinheiro. Governança pública e tecnologias sociodigitais: estudo de caso de uma escola de nível técnico em Itapeva-SP, 2024. Trabalho de graduação (Curso Superior de Tecnologia em Gestão Empresarial - Graduação Tecnológica à Distância) - Faculdade de Tecnologia de São Paulo, São Paulo, 2024. |
Resumo: | Este artigo tem como objetivo analisar a construção da "nova" governança pública corporativa e sua aplicação em uma escola técnica pública em Itapeva-SP, abordando desafios, dimensões e possibilidades no contexto das instituições contemporâneas. A pesquisa buscou responder à problemática de como uma governança participativa, sustentada pelo uso de tecnologias sociodigitais, pode fortalecer a gestão pública, promovendo um ambiente mais transparente, responsável e eficaz. Para abranger os objetivos propostos, a pesquisa incluiu uma revisão bibliográfica e um estudo de campo, com questionários aplicados aos colaboradores da instituição. Os dados coletados foram analisados qualitativamente e quantitativamente, identificando padrões, tendências e desafios específicos associados à implementação de práticas de governança inovadoras. A abordagem da pesquisa foi teórica, descritiva e exploratória. Os resultados indicam que a "nova" governança pública representa uma ruptura em relação aos modelos tradicionais, destacando a importância da transparência, sustentabilidade, diversidade e gestão de riscos como componentes centrais. Além disso, a adoção de uma governança inclusiva fortalece a confiança nas instituições, impulsiona a inovação e aumenta a resiliência institucional, essencial em um cenário global de mudanças contínuas. A relação com a comunidade externa foi analisada, avaliando-se como as práticas de governança impactam o ambiente externo e como a participação cidadã pode ser incorporada ao processo decisório nas instituições públicas. Conclui-se que práticas de governança transparentes e responsáveis, aliadas ao uso de Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs), são fundamentais para a eficácia organizacional e a modernização dos serviços públicos. O estudo ressalta a importância de uma gestão adaptável que atenda tanto às demandas atuais quanto às futuras, promovendo um ambiente eficiente na administração pública e na educação. A integração das novas tecnologias sociodigitais potencializa a comunicação e a interatividade entre educadores, alunos e gestores, enriquecendo o processo pedagógico e contribuindo para o desenvolvimento sustentável e a transformação digital dos serviços governamentais. |
URI: | https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/31576 |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso |
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