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Title: Governança pública e tecnologias sociodigitais: estudo de caso de uma escola de nível técnico em Itapeva-SP
Other Titles: Public governance and sociodigital technologies: case study of a technical school in Itapeva-SP
Authors: SILVA, Fabiana dos Anjos Queiroz
ROSA, Paulo Sergio Pinheiro
Advisor: GONZAGA, Marcia Freitas Abad
PLATERO, Luciana Gonçalves
type of document: Artigo Científico
Keywords: Cultura organizacional;Ensino profissional e técnico;Políticas públicas;Inovação;Tecnologia da informação;Governança
Issue Date: 20-Nov-2024
Publisher: 002 – Fatec São Paulo (Bom Retiro – São Paulo)
Citation: SILVA, Fabiana dos Anjos Queiroz; ROSA, Paulo Sergio Pinheiro. Governança pública e tecnologias sociodigitais: estudo de caso de uma escola de nível técnico em Itapeva-SP, 2024. Trabalho de graduação (Curso Superior de Tecnologia em Gestão Empresarial - Graduação Tecnológica à Distância) - Faculdade de Tecnologia de São Paulo, São Paulo, 2024.
Abstract: Este artigo tem como objetivo analisar a construção da "nova" governança pública corporativa e sua aplicação em uma escola técnica pública em Itapeva-SP, abordando desafios, dimensões e possibilidades no contexto das instituições contemporâneas. A pesquisa buscou responder à problemática de como uma governança participativa, sustentada pelo uso de tecnologias sociodigitais, pode fortalecer a gestão pública, promovendo um ambiente mais transparente, responsável e eficaz. Para abranger os objetivos propostos, a pesquisa incluiu uma revisão bibliográfica e um estudo de campo, com questionários aplicados aos colaboradores da instituição. Os dados coletados foram analisados qualitativamente e quantitativamente, identificando padrões, tendências e desafios específicos associados à implementação de práticas de governança inovadoras. A abordagem da pesquisa foi teórica, descritiva e exploratória. Os resultados indicam que a "nova" governança pública representa uma ruptura em relação aos modelos tradicionais, destacando a importância da transparência, sustentabilidade, diversidade e gestão de riscos como componentes centrais. Além disso, a adoção de uma governança inclusiva fortalece a confiança nas instituições, impulsiona a inovação e aumenta a resiliência institucional, essencial em um cenário global de mudanças contínuas. A relação com a comunidade externa foi analisada, avaliando-se como as práticas de governança impactam o ambiente externo e como a participação cidadã pode ser incorporada ao processo decisório nas instituições públicas. Conclui-se que práticas de governança transparentes e responsáveis, aliadas ao uso de Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs), são fundamentais para a eficácia organizacional e a modernização dos serviços públicos. O estudo ressalta a importância de uma gestão adaptável que atenda tanto às demandas atuais quanto às futuras, promovendo um ambiente eficiente na administração pública e na educação. A integração das novas tecnologias sociodigitais potencializa a comunicação e a interatividade entre educadores, alunos e gestores, enriquecendo o processo pedagógico e contribuindo para o desenvolvimento sustentável e a transformação digital dos serviços governamentais.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/31576
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