Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/31547
Título: | Live aboard conhecendo a Serra do Mar, Cananéia e Parque Estadual Ilha do Cardoso |
Título(s) alternativo(s): | Live aboard exploring Serra do Mar, Cananéia and Ilha do Cardoso State Park |
Autor(es): | LICERRE, Gisele Fernanda MACIEL, Fabiene Aparecida de Brito SILVA, Priscila Cristina Pereira da FIDELIS, Rachel Augusta Monteiro COSTA, Mario Clemente FAGANELLO, Renan de Oliveira |
Orientador(es): | CAMPOS, Cezira de Fátima Alves Pereira de Souza |
Outro(s) contribuidor(es): | CAMPOS, Cezira de Fátima Alves Pereira de Souza |
Tipo documental: | Projeto Técnico |
Palavras-chave: | Guia de turismo;Educação ambiental;Biodiversidade;Turismo sustentável |
Data do documento: | 20-Dez-2024 |
Editor: | CETEC – GEEAD (Unidade de Ensino Médio e Técnico- Grupo de Estudo de Educação à Distância ) |
Referência Bibliográfica: | COSTA, Mario Clemente; FAGANELLO, Renan de Oliveira; FIDELIS, Rachel Augusta Monteiro; LICERRE, Gisele Fernanda; MACIEL, Fabiene Aparecida de Brito; SILVA, Priscila Cristina Pereira da. Live aboard conhecendo a Serra do Mar, Cananéia e Parque Estadual Ilha do Cardoso, 2024. Trabalho de conclusão de curso (Curso Técnico em Guia de Turismo) - CETEC – GEEAD (Unidade de Ensino Médio e Técnico - Grupo de Estudo de Educação a Distância), São Paulo, 2024. |
Resumo: | O presente trabalho aborda o turismo pedagógico como ferramenta educativa eficaz, capaz de integrar teoria e prática por meio de experiências imersivas. Com base em viagens planejadas com fins educacionais, esse segmento contribui para a Educação Ambiental e a valorização do patrimônio cultural e natural. O estudo propõe a criação de um roteiro pedagógico para Cananéia e a Ilha do Cardoso, no estado de São Paulo — regiões destacadas por sua biodiversidade, relevância histórica e riqueza sociocultural. O roteiro visa estimular a consciência ambiental, o pensamento crítico e o desenvolvimento integral dos estudantes, além de fortalecer a identidade local e gerar benefícios para a comunidade por meio da valorização do território e da preservação ecológica. This study discusses pedagogical tourism as an effective educational tool capable of integrating theory and practice through immersive experiences. Based on educationally planned trips, this tourism segment contributes to Environmental Education and the appreciation of cultural and natural heritage. The study proposes the creation of a pedagogical itinerary to Cananéia and Ilha do Cardoso, in the state of São Paulo — regions noted for their biodiversity, historical relevance, and rich sociocultural context. The itinerary aims to promote environmental awareness, critical thinking, and the holistic development of students, while also strengthening local identity and generating benefits for the community through territorial appreciation and ecological preservation. |
URI: | https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/31547 |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TA Live aboard conhecendo a Serra do Mar, Cananéia e Parque Estadual Ilha do Cardoso.pdf Restricted Access | 966.54 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia | |
Live aboard conhecendo a Serra do Mar, Cananéia e Parque Estadual Ilha do Cardoso.pdf Restricted Access | 1.9 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.