Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/31547
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorCAMPOS, Cezira de Fátima Alves Pereira de Souza-
dc.contributor.authorLICERRE, Gisele Fernanda-
dc.contributor.authorMACIEL, Fabiene Aparecida de Brito-
dc.contributor.authorSILVA, Priscila Cristina Pereira da-
dc.contributor.authorFIDELIS, Rachel Augusta Monteiro-
dc.contributor.authorCOSTA, Mario Clemente-
dc.contributor.authorFAGANELLO, Renan de Oliveira-
dc.contributor.otherCAMPOS, Cezira de Fátima Alves Pereira de Souza-
dc.date.accessioned2025-04-09T16:18:55Z-
dc.date.available2025-04-09T16:18:55Z-
dc.date.issued2024-12-20-
dc.identifier.citationCOSTA, Mario Clemente; FAGANELLO, Renan de Oliveira; FIDELIS, Rachel Augusta Monteiro; LICERRE, Gisele Fernanda; MACIEL, Fabiene Aparecida de Brito; SILVA, Priscila Cristina Pereira da. Live aboard conhecendo a Serra do Mar, Cananéia e Parque Estadual Ilha do Cardoso, 2024. Trabalho de conclusão de curso (Curso Técnico em Guia de Turismo) - CETEC – GEEAD (Unidade de Ensino Médio e Técnico - Grupo de Estudo de Educação a Distância), São Paulo, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/31547-
dc.description.abstractO presente trabalho aborda o turismo pedagógico como ferramenta educativa eficaz, capaz de integrar teoria e prática por meio de experiências imersivas. Com base em viagens planejadas com fins educacionais, esse segmento contribui para a Educação Ambiental e a valorização do patrimônio cultural e natural. O estudo propõe a criação de um roteiro pedagógico para Cananéia e a Ilha do Cardoso, no estado de São Paulo — regiões destacadas por sua biodiversidade, relevância histórica e riqueza sociocultural. O roteiro visa estimular a consciência ambiental, o pensamento crítico e o desenvolvimento integral dos estudantes, além de fortalecer a identidade local e gerar benefícios para a comunidade por meio da valorização do território e da preservação ecológica.pt_BR
dc.description.abstractThis study discusses pedagogical tourism as an effective educational tool capable of integrating theory and practice through immersive experiences. Based on educationally planned trips, this tourism segment contributes to Environmental Education and the appreciation of cultural and natural heritage. The study proposes the creation of a pedagogical itinerary to Cananéia and Ilha do Cardoso, in the state of São Paulo — regions noted for their biodiversity, historical relevance, and rich sociocultural context. The itinerary aims to promote environmental awareness, critical thinking, and the holistic development of students, while also strengthening local identity and generating benefits for the community through territorial appreciation and ecological preservation.pt_BR
dc.description.sponsorshipCurso Técnico em Guia de Turismopt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherCETEC – GEEAD (Unidade de Ensino Médio e Técnico- Grupo de Estudo de Educação à Distância )pt_BR
dc.subjectGuia de turismopt_BR
dc.subjectEducação ambientalpt_BR
dc.subjectBiodiversidadept_BR
dc.subjectTurismo sustentávelpt_BR
dc.subject.otherTurismo, Hospitalidade e Lazerpt_BR
dc.titleLive aboard conhecendo a Serra do Mar, Cananéia e Parque Estadual Ilha do Cardosopt_BR
dc.title.alternativeLive aboard exploring Serra do Mar, Cananéia and Ilha do Cardoso State Parkpt_BR
dc.typeProjeto Técnicopt_BR
dcterms.type-pt_BR
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.