Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/31465
Título: | Análise situacional da ansiedade entre jovens estudantes: um estudo em uma escola de ensino médio |
Título(s) alternativo(s): | Situational analysis of anxiety among young students: a study in a high school |
Autor(es): | SILVA, Andreia Bento da SANTOS, Daniela Aparecida dos GROSSO, Geisse Samara Blumer TEIXEIRA, Glaucia Carvalho FERNANDES, Mariele Cristina |
Orientador(es): | FRANÇA, Thiago Eduardo de |
Outro(s) contribuidor(es): | FRANÇA, Thiago Eduardo de SCHIAVETTO, Lucele PEZZOLATO, Renata Cristina |
Tipo documental: | Artigo Científico |
Palavras-chave: | Ansiedade;Adolescentes;Educação.;Ensino médio |
Data do documento: | 25-Nov-2024 |
Editor: | 103 |
Referência Bibliográfica: | SILVA, Andreia Bento et al. Análise situacional da ansiedade entre jovens estudantes: um estudo em uma escola de ensino médio. Orientador: Prof. Thiago Eduardo França. 2024. 23 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso Técnico em Enfermagem) - Escola Técnica Estadual Sylvio de Mattos Carvalho, Matão, São Paulo, 2024. |
Resumo: | RESUMO O objetivo desta pesquisa é realizar uma análise situacional da ansiedade entre os jovens estudantes do Ensino médio da ETEC, investigando sua incidência e impacto no desempenho acadêmico. Trata-se uma pesquisa do tipo quantitativa descritiva, visando analisar a incidência sobre ansiedade entre os alunos de acordo com os artigos incluídos. A ansiedade é tema de extrema importância, ela acomete a saúde mental, causa impacto na sociedade e consequência a longo prazo. Nessa pesquisa foram aplicados questionários para identificar sintomas e fatores contribuintes. A aceitação dos participantes para integrar a pesquisa revela que 63 dos respondentes aceitaram participar do estudo. No gráfico 6 e 7, baseados na relação de sintomas e relação de tratamento, 60 dos participantes relataram ter sentido sintomas como nervosismo inquietação, preocupação excessiva, e segundo esses dados coletados 35 (54,1%), relatam não ter procurado ajuda profissional. Os resultados evidenciam a necessidade de intervenções e programas de bem-estar para promover um ambiente escolar mais saudável, embora a ansiedade seja uma parte natural do comportamento humano e tem sido reconhecida desde a antiguidade como resposta a situações percebidas como ameaçadoras ou desafiadoras, muitos alunos enfrentam dificuldades de aprendizado que podem estar relacionadas a essa condição. Palavras-chave: Ansiedade, Do Ensino Médio, Adolescente. |
URI: | https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/31465 |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ANÁLISE SITUACIONAL DA ANSIEDADE 4F1 Enf 2 semestre.pdf | 637.78 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.