Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/31465
Título: Análise situacional da ansiedade entre jovens estudantes: um estudo em uma escola de ensino médio
Título(s) alternativo(s): Situational analysis of anxiety among young students: a study in a high school
Autor(es): SILVA, Andreia Bento da
SANTOS, Daniela Aparecida dos
GROSSO, Geisse Samara Blumer
TEIXEIRA, Glaucia Carvalho
FERNANDES, Mariele Cristina
Orientador(es): FRANÇA, Thiago Eduardo de
Outro(s) contribuidor(es): FRANÇA, Thiago Eduardo de
SCHIAVETTO, Lucele
PEZZOLATO, Renata Cristina
Tipo documental: Artigo Científico
Palavras-chave: Ansiedade;Adolescentes;Educação.;Ensino médio
Data do documento: 25-Nov-2024
Editor: 103
Referência Bibliográfica: SILVA, Andreia Bento et al. Análise situacional da ansiedade entre jovens estudantes: um estudo em uma escola de ensino médio. Orientador: Prof. Thiago Eduardo França. 2024. 23 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso Técnico em Enfermagem) - Escola Técnica Estadual Sylvio de Mattos Carvalho, Matão, São Paulo, 2024.
Resumo: RESUMO O objetivo desta pesquisa é realizar uma análise situacional da ansiedade entre os jovens estudantes do Ensino médio da ETEC, investigando sua incidência e impacto no desempenho acadêmico. Trata-se uma pesquisa do tipo quantitativa descritiva, visando analisar a incidência sobre ansiedade entre os alunos de acordo com os artigos incluídos. A ansiedade é tema de extrema importância, ela acomete a saúde mental, causa impacto na sociedade e consequência a longo prazo. Nessa pesquisa foram aplicados questionários para identificar sintomas e fatores contribuintes. A aceitação dos participantes para integrar a pesquisa revela que 63 dos respondentes aceitaram participar do estudo. No gráfico 6 e 7, baseados na relação de sintomas e relação de tratamento, 60 dos participantes relataram ter sentido sintomas como nervosismo inquietação, preocupação excessiva, e segundo esses dados coletados 35 (54,1%), relatam não ter procurado ajuda profissional. Os resultados evidenciam a necessidade de intervenções e programas de bem-estar para promover um ambiente escolar mais saudável, embora a ansiedade seja uma parte natural do comportamento humano e tem sido reconhecida desde a antiguidade como resposta a situações percebidas como ameaçadoras ou desafiadoras, muitos alunos enfrentam dificuldades de aprendizado que podem estar relacionadas a essa condição. Palavras-chave: Ansiedade, Do Ensino Médio, Adolescente.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/31465
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ANÁLISE SITUACIONAL DA ANSIEDADE 4F1 Enf 2 semestre.pdf637.78 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.