Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/31437
Título: Os jogos e a cultura: uma reflexão sobre o potencial da gamificação na cultura organizacional
Título(s) alternativo(s): Games and culture: a reflection on the potential of gamification in organizational culture
Autor(es): SILVA, Everton Matheus da
Orientador(es): PACANO, Fábio Augusto
Tipo documental: Monografia
Palavras-chave: Cultura organizacional;Jogos
Data do documento: 9-Dez-2019
Editor: 175
Referência Bibliográfica: SILVA, Everton Matheus da. Os jogos e a cultura: uma reflexão sobre o potencial da gamificação na cultura organizacional. Trabalho de Graduação (Curso Superior em Tecnologia em Gestão Empresarial) – Faculdade de Tecnologia de Piracicaba "Deputado Roque Trevisan", Piracicaba, 2019.
Resumo: A gamificação é uma ferramenta em que tem chamado a atenção de muitos no ambiente organizacional, como empresas e corporações, escolas e entre outros. A gamififcação se propõe a engajar os membros da organização a realizar suas atividades de forma mais voluntária e prazerosa, engatilhando novas ações e hábitos. A gamificação consiste em utilizar vários dos elementos e das mecânicas dos jogos dentro de contextos que normalmente não são jogáveis, como o ambiente corporativo. O jogo, por sua vez, se trata de tudo aquilo que é lúdico e que tem por finalidade a diversão, mas que se se limita no espaço e no tempo através do artificial, está sujeito a um conjunto de regras e que conta com a voluntariedade de seus participantes A cultura organizacional é o elemento que existe em todas as organizações que se permitem perdurar no tempo por meio de seus membros e líderes. É este elemento que distingue todas as organizações e que as orienta quanto ao seu modo de agir. Este trabalho visa refletir sobre como a gamificação pode de maneira engajadora ser uma alternativa ao incentivo de novos hábitos, e como esta pode auxiliar a cultura em tempos de mudança, transformando mudanças em um processo menos impactante para os membros das organizações.
Gamification is a tool that have been captivating the attention from many in the organizational environment, as companies and corporations, schools and many others. This tool builds itself by engaging the members of a organization to achieve their objectives in a more voluntary and likeble way, triggering new actions and habits. Gamification consists in utilizing games mechanics and elements in non-gaming contexts, like corporations environments. A game is about everything that is playful and fun, in a way that is limited to space and time of a artificial execution, is subject to a set of rules and has the willingness of its participants Organizational culture is the element that exists in all organizations that can endure in time among their members and leaders. This is the element that distinguishes all organizations and guides their way of acting. This work aims to reflect on how gamification can be an engaging alternative to encouraging new habits, and how it can assist culture in times of change, making changes a less impactful process for organization’s members.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/31437
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
gestaoempresarial_2019_2_evertonmatheussilva_osjogoseacultura.pdf
  Restricted Access
569.31 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.