Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/31437
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorPACANO, Fábio Augusto-
dc.contributor.authorSILVA, Everton Matheus da-
dc.date.accessioned2025-04-07T23:18:47Z-
dc.date.available2025-04-07T23:18:47Z-
dc.date.issued2019-12-09-
dc.identifier.citationSILVA, Everton Matheus da. Os jogos e a cultura: uma reflexão sobre o potencial da gamificação na cultura organizacional. Trabalho de Graduação (Curso Superior em Tecnologia em Gestão Empresarial) – Faculdade de Tecnologia de Piracicaba "Deputado Roque Trevisan", Piracicaba, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/31437-
dc.description.abstractA gamificação é uma ferramenta em que tem chamado a atenção de muitos no ambiente organizacional, como empresas e corporações, escolas e entre outros. A gamififcação se propõe a engajar os membros da organização a realizar suas atividades de forma mais voluntária e prazerosa, engatilhando novas ações e hábitos. A gamificação consiste em utilizar vários dos elementos e das mecânicas dos jogos dentro de contextos que normalmente não são jogáveis, como o ambiente corporativo. O jogo, por sua vez, se trata de tudo aquilo que é lúdico e que tem por finalidade a diversão, mas que se se limita no espaço e no tempo através do artificial, está sujeito a um conjunto de regras e que conta com a voluntariedade de seus participantes A cultura organizacional é o elemento que existe em todas as organizações que se permitem perdurar no tempo por meio de seus membros e líderes. É este elemento que distingue todas as organizações e que as orienta quanto ao seu modo de agir. Este trabalho visa refletir sobre como a gamificação pode de maneira engajadora ser uma alternativa ao incentivo de novos hábitos, e como esta pode auxiliar a cultura em tempos de mudança, transformando mudanças em um processo menos impactante para os membros das organizações.pt_BR
dc.description.abstractGamification is a tool that have been captivating the attention from many in the organizational environment, as companies and corporations, schools and many others. This tool builds itself by engaging the members of a organization to achieve their objectives in a more voluntary and likeble way, triggering new actions and habits. Gamification consists in utilizing games mechanics and elements in non-gaming contexts, like corporations environments. A game is about everything that is playful and fun, in a way that is limited to space and time of a artificial execution, is subject to a set of rules and has the willingness of its participants Organizational culture is the element that exists in all organizations that can endure in time among their members and leaders. This is the element that distinguishes all organizations and guides their way of acting. This work aims to reflect on how gamification can be an engaging alternative to encouraging new habits, and how it can assist culture in times of change, making changes a less impactful process for organization’s members.pt_BR
dc.description.sponsorshipCurso Superior de Tecnologia em Gestão Empresarialpt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisher175pt_BR
dc.subjectCultura organizacionalpt_BR
dc.subjectJogospt_BR
dc.subject.otherGestão e Negóciospt_BR
dc.titleOs jogos e a cultura: uma reflexão sobre o potencial da gamificação na cultura organizacionalpt_BR
dc.title.alternativeGames and culture: a reflection on the potential of gamification in organizational culturept_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dcterms.type-pt_BR
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
gestaoempresarial_2019_2_evertonmatheussilva_osjogoseacultura.pdf
  Restricted Access
569.31 kBAdobe PDFView/Open Request a copy


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.