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https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/31387
Título: | Impactos da pandemia no ensino médio: desafios do abandono escolar |
Título(s) alternativo(s): | Impacts of the pandemic on high school: challenges of school dropout |
Autor(es): | FREITAS, Ariane Graziele de SABINO, Fernanda Santana Leite FIGUEIREDO, Késia Ferreira |
Orientador(es): | COLOMBO, Janaina Batista Ribeiro MOUCO JUNIOR, Emerson Aparecido |
Tipo documental: | Artigo Científico |
Palavras-chave: | Pandemias;Evasão escolar;Desigualdades;Ensino médio |
Data do documento: | 25-Nov-2024 |
Editor: | 002 – Fatec São Paulo (Bom Retiro – São Paulo) |
Referência Bibliográfica: | FREITAS, Ariane Graziele de; SABINO, Fernanda Santana Leite; FIGUEIREDO, Késia Ferreira. Impactos da pandemia no ensino médio: desafios do abandono escolar, 2024. Trabalho de graduação (Curso Superior de Tecnologia em Gestão Empresarial - Graduação Tecnológica à Distância) - Faculdade de Tecnologia de São Paulo, São Paulo, 2024. |
Resumo: | O período marcado pela pandemia do Covid-19 trouxe uma série de desafios para o sistema educacional global, com o fechamento das escolas e a adesão ao ensino remoto. Isso afetou milhões de alunos e resultou em consequências significativas, incluindo o aumento do abandono escolar. Diante desse cenário, torna-se considerável o desenvolvimento de pesquisas para compreender a relação entre o abandono escolar e a pandemia. Este trabalho discute os impactos durante a pandemia no sistema de ensino brasileiro, as principais estratégias implementadas para garantir a continuidade das atividades educacionais e os seus possíveis efeitos. Para a pesquisa, foram selecionados dois municípios do interior do estado de São Paulo, Mococa e Jaboticabal, considerando o cenário anterior e posterior à Covid-19, nos anos de 2019 e 2023. Para isso, foram utilizados dados municipais do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) e outros indicadores educacionais. Os resultados da pesquisa revelam que a pandemia afetou as escolas, ocasionando no aumento das desigualdades educacionais entre os alunos, e mostram que houve elevação nas taxas de abandono escolar: em Mococa, o índice passou de 1,9% para 5,5% em 2019 e 2023 respectivamente, enquanto em Jaboticabal a percentagem subiu de 5,2% para 6,5%. Este aumento está ligado a vários fatores socioeconômicos e pouco acesso à tecnologia, pois muitos alunos não tiveram os recursos digitais necessários para acompanhar as aulas online, principalmente os estudantes da educação pública. Esses aspectos evidenciam o agravamento da situação de abandono escolar no Ensino Médio Público nos municípios de Mococa-SP e Jaboticabal-SP. |
URI: | https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/31387 |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso |
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