Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/31387
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorCOLOMBO, Janaina Batista Ribeiro-
dc.contributor.advisorMOUCO JUNIOR, Emerson Aparecido-
dc.contributor.authorFREITAS, Ariane Graziele de-
dc.contributor.authorSABINO, Fernanda Santana Leite-
dc.contributor.authorFIGUEIREDO, Késia Ferreira-
dc.date.accessioned2025-04-07T16:53:28Z-
dc.date.available2025-04-07T16:53:28Z-
dc.date.issued2024-11-25-
dc.identifier.citationFREITAS, Ariane Graziele de; SABINO, Fernanda Santana Leite; FIGUEIREDO, Késia Ferreira. Impactos da pandemia no ensino médio: desafios do abandono escolar, 2024. Trabalho de graduação (Curso Superior de Tecnologia em Gestão Empresarial - Graduação Tecnológica à Distância) - Faculdade de Tecnologia de São Paulo, São Paulo, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/31387-
dc.description.abstractO período marcado pela pandemia do Covid-19 trouxe uma série de desafios para o sistema educacional global, com o fechamento das escolas e a adesão ao ensino remoto. Isso afetou milhões de alunos e resultou em consequências significativas, incluindo o aumento do abandono escolar. Diante desse cenário, torna-se considerável o desenvolvimento de pesquisas para compreender a relação entre o abandono escolar e a pandemia. Este trabalho discute os impactos durante a pandemia no sistema de ensino brasileiro, as principais estratégias implementadas para garantir a continuidade das atividades educacionais e os seus possíveis efeitos. Para a pesquisa, foram selecionados dois municípios do interior do estado de São Paulo, Mococa e Jaboticabal, considerando o cenário anterior e posterior à Covid-19, nos anos de 2019 e 2023. Para isso, foram utilizados dados municipais do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) e outros indicadores educacionais. Os resultados da pesquisa revelam que a pandemia afetou as escolas, ocasionando no aumento das desigualdades educacionais entre os alunos, e mostram que houve elevação nas taxas de abandono escolar: em Mococa, o índice passou de 1,9% para 5,5% em 2019 e 2023 respectivamente, enquanto em Jaboticabal a percentagem subiu de 5,2% para 6,5%. Este aumento está ligado a vários fatores socioeconômicos e pouco acesso à tecnologia, pois muitos alunos não tiveram os recursos digitais necessários para acompanhar as aulas online, principalmente os estudantes da educação pública. Esses aspectos evidenciam o agravamento da situação de abandono escolar no Ensino Médio Público nos municípios de Mococa-SP e Jaboticabal-SP.pt_BR
dc.description.sponsorshipCurso Superior de Tecnologia em Gestão Empresarialpt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisher002 – Fatec São Paulo (Bom Retiro – São Paulo)pt_BR
dc.subjectPandemiaspt_BR
dc.subjectEvasão escolarpt_BR
dc.subjectDesigualdadespt_BR
dc.subjectEnsino médiopt_BR
dc.subject.otherGestão e Negóciospt_BR
dc.titleImpactos da pandemia no ensino médio: desafios do abandono escolarpt_BR
dc.title.alternativeImpacts of the pandemic on high school: challenges of school dropoutpt_BR
dc.typeArtigo Científicopt_BR
dcterms.publisherPolo de ensino à distância - 002 - FATEC São Paulo (Bom Retiro - São Paulo)pt_BR
dcterms.type-pt_BR
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.