Please use this identifier to cite or link to this item:
https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/31387
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | COLOMBO, Janaina Batista Ribeiro | - |
dc.contributor.advisor | MOUCO JUNIOR, Emerson Aparecido | - |
dc.contributor.author | FREITAS, Ariane Graziele de | - |
dc.contributor.author | SABINO, Fernanda Santana Leite | - |
dc.contributor.author | FIGUEIREDO, Késia Ferreira | - |
dc.date.accessioned | 2025-04-07T16:53:28Z | - |
dc.date.available | 2025-04-07T16:53:28Z | - |
dc.date.issued | 2024-11-25 | - |
dc.identifier.citation | FREITAS, Ariane Graziele de; SABINO, Fernanda Santana Leite; FIGUEIREDO, Késia Ferreira. Impactos da pandemia no ensino médio: desafios do abandono escolar, 2024. Trabalho de graduação (Curso Superior de Tecnologia em Gestão Empresarial - Graduação Tecnológica à Distância) - Faculdade de Tecnologia de São Paulo, São Paulo, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/31387 | - |
dc.description.abstract | O período marcado pela pandemia do Covid-19 trouxe uma série de desafios para o sistema educacional global, com o fechamento das escolas e a adesão ao ensino remoto. Isso afetou milhões de alunos e resultou em consequências significativas, incluindo o aumento do abandono escolar. Diante desse cenário, torna-se considerável o desenvolvimento de pesquisas para compreender a relação entre o abandono escolar e a pandemia. Este trabalho discute os impactos durante a pandemia no sistema de ensino brasileiro, as principais estratégias implementadas para garantir a continuidade das atividades educacionais e os seus possíveis efeitos. Para a pesquisa, foram selecionados dois municípios do interior do estado de São Paulo, Mococa e Jaboticabal, considerando o cenário anterior e posterior à Covid-19, nos anos de 2019 e 2023. Para isso, foram utilizados dados municipais do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) e outros indicadores educacionais. Os resultados da pesquisa revelam que a pandemia afetou as escolas, ocasionando no aumento das desigualdades educacionais entre os alunos, e mostram que houve elevação nas taxas de abandono escolar: em Mococa, o índice passou de 1,9% para 5,5% em 2019 e 2023 respectivamente, enquanto em Jaboticabal a percentagem subiu de 5,2% para 6,5%. Este aumento está ligado a vários fatores socioeconômicos e pouco acesso à tecnologia, pois muitos alunos não tiveram os recursos digitais necessários para acompanhar as aulas online, principalmente os estudantes da educação pública. Esses aspectos evidenciam o agravamento da situação de abandono escolar no Ensino Médio Público nos municípios de Mococa-SP e Jaboticabal-SP. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Curso Superior de Tecnologia em Gestão Empresarial | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | 002 – Fatec São Paulo (Bom Retiro – São Paulo) | pt_BR |
dc.subject | Pandemias | pt_BR |
dc.subject | Evasão escolar | pt_BR |
dc.subject | Desigualdades | pt_BR |
dc.subject | Ensino médio | pt_BR |
dc.subject.other | Gestão e Negócios | pt_BR |
dc.title | Impactos da pandemia no ensino médio: desafios do abandono escolar | pt_BR |
dc.title.alternative | Impacts of the pandemic on high school: challenges of school dropout | pt_BR |
dc.type | Artigo Científico | pt_BR |
dcterms.publisher | Polo de ensino à distância - 002 - FATEC São Paulo (Bom Retiro - São Paulo) | pt_BR |
dcterms.type | - | pt_BR |
Appears in Collections: | Trabalhos de Conclusão de Curso |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
gestaoempresarial_2024_2_semestre_arianegraziele_impactosdapandemianoensino.pdf Restricted Access | 224.16 kB | Adobe PDF | View/Open Request a copy | |
gestaoempresarial_2024_2_semestre_arianegraziele_impactosdapandemianoensino_TA.pdf Restricted Access | 1.51 MB | Adobe PDF | View/Open Request a copy |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.