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Title: Cultura organizacional: estratégias para promover a satisfação dos funcionários
Other Titles: Organizational culture: strategies to promote employee satisfaction
Authors: OLIVEIRA, Élen Michele Nicolau de
NATALINO, Lidiane da Silva Costa
Advisor: COLOMBO, Janaina Batista Ribeiro
MOUCO JUNIOR, Emerson Aparecido
type of document: Artigo Científico
Keywords: Relações de trabalho;Produtividade;Qualidade;Cultura organizacional
Issue Date: 26-Nov-2024
Publisher: 002 – Fatec São Paulo (Bom Retiro – São Paulo)
Citation: OLIVEIRA, Élen Michele Nicolau de; NATALINO, Lidiane da Silva Costa. Cultura organizacional: estratégias para promover a satisfação dos funcionários, 2024. Trabalho de graduação (Curso Superior de Tecnologia em Gestão Empresarial - Graduação Tecnológica à Distância) - Faculdade de Tecnologia de São Paulo, São Paulo, 2024.
Abstract: Este estudo tem o objetivo de explorar estratégias para fortalecer a cultura organizacional e, consequentemente, promover a satisfação e o bem-estar dos funcionários. A cultura organizacional compreende um conjunto de valores, crenças, normas e práticas compartilhadas pelos membros de uma organização, influenciando diretamente o comportamento e a satisfação dos funcionários, moldando a maneira como as pessoas interagem, tomam decisões e percebem o ambiente de trabalho. A satisfação no trabalho refere-se a uma sensação positiva resultante da avaliação do próprio trabalho e está ligada a aspectos cognitivos, afetivos e emocionais, sendo fatores como condições de trabalho, remuneração e relacionamento com colegas determinantes dessa satisfação. O estudo combina revisão de literatura e questionário qualitativo com funcionários públicos CLT da Secretaria Municipal de Saúde do Município de Pedregulho - SP. Adota uma perspectiva interpretativa, buscando compreender os fenômenos através das definições atribuídas pelas pessoas, analisa a cultura organizacional atual, implementa estratégias de melhoria, identifica o papel da liderança e das práticas de gestão, alinha com os princípios do ODS 8.3 e avalia o impacto das estratégias adotadas. Os resultados mostraram que a cultura organizacional dessa instituição precisa de intervenções para satisfazer e engajar mais os funcionários, evitando que se sintam insatisfeitos e pouco valorizados, pois esses sentimentos negativos prejudicam diretamente os resultados obtidos pela empresa.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/31386
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