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dc.contributor.advisorCOLOMBO, Janaina Batista Ribeiro-
dc.contributor.advisorMOUCO JUNIOR, Emerson Aparecido-
dc.contributor.authorOLIVEIRA, Élen Michele Nicolau de-
dc.contributor.authorNATALINO, Lidiane da Silva Costa-
dc.date.accessioned2025-04-07T16:43:24Z-
dc.date.available2025-04-07T16:43:24Z-
dc.date.issued2024-11-26-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Élen Michele Nicolau de; NATALINO, Lidiane da Silva Costa. Cultura organizacional: estratégias para promover a satisfação dos funcionários, 2024. Trabalho de graduação (Curso Superior de Tecnologia em Gestão Empresarial - Graduação Tecnológica à Distância) - Faculdade de Tecnologia de São Paulo, São Paulo, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/31386-
dc.description.abstractEste estudo tem o objetivo de explorar estratégias para fortalecer a cultura organizacional e, consequentemente, promover a satisfação e o bem-estar dos funcionários. A cultura organizacional compreende um conjunto de valores, crenças, normas e práticas compartilhadas pelos membros de uma organização, influenciando diretamente o comportamento e a satisfação dos funcionários, moldando a maneira como as pessoas interagem, tomam decisões e percebem o ambiente de trabalho. A satisfação no trabalho refere-se a uma sensação positiva resultante da avaliação do próprio trabalho e está ligada a aspectos cognitivos, afetivos e emocionais, sendo fatores como condições de trabalho, remuneração e relacionamento com colegas determinantes dessa satisfação. O estudo combina revisão de literatura e questionário qualitativo com funcionários públicos CLT da Secretaria Municipal de Saúde do Município de Pedregulho - SP. Adota uma perspectiva interpretativa, buscando compreender os fenômenos através das definições atribuídas pelas pessoas, analisa a cultura organizacional atual, implementa estratégias de melhoria, identifica o papel da liderança e das práticas de gestão, alinha com os princípios do ODS 8.3 e avalia o impacto das estratégias adotadas. Os resultados mostraram que a cultura organizacional dessa instituição precisa de intervenções para satisfazer e engajar mais os funcionários, evitando que se sintam insatisfeitos e pouco valorizados, pois esses sentimentos negativos prejudicam diretamente os resultados obtidos pela empresa.pt_BR
dc.description.sponsorshipCurso Superior de Tecnologia em Gestão Empresarialpt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisher002 – Fatec São Paulo (Bom Retiro – São Paulo)pt_BR
dc.subjectRelações de trabalhopt_BR
dc.subjectProdutividadept_BR
dc.subjectQualidadept_BR
dc.subjectCultura organizacionalpt_BR
dc.subject.otherGestão e Negóciospt_BR
dc.titleCultura organizacional: estratégias para promover a satisfação dos funcionáriospt_BR
dc.title.alternativeOrganizational culture: strategies to promote employee satisfactionpt_BR
dc.typeArtigo Científicopt_BR
dcterms.publisherPolo de ensino à distância - 002 - FATEC São Paulo (Bom Retiro - São Paulo)pt_BR
dcterms.type-pt_BR
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