Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/31382
Título: Segurança do trabalho aplicada na movimentação de materiais
Autor(es): SANTOS, Giulia Lara dos
Orientador(es): CARDOSO, Salvador
Outro(s) contribuidor(es): CARDOSO, Salvador
Tipo documental: Monografia
Palavras-chave: Prevenção de acidentes
Data do documento: 2024
Editor: 125
Referência Bibliográfica: SANTOS, G. L. Segurança do trabalho aplicada na movimentação de materiais. 2024. Trabalho de conclusão de curso (Curso Técnico em Logística) – Etec Dr. Geraldo José Rodrigues Alckmin, Taubaté, 2024.
Resumo: Este trabalho de conclusão de curso tem como objetivo ressaltar a necessidade de aplicação da segurança do trabalho na movimentação de materiais. A pesquisa apresenta o surgimento do que se constitui “trabalho”, a evolução de leis visando a proteção dos colaboradores, explorando a ergonomia e sua relação com a postura correta de cada colaborador, a saúde ocupacional, os tipos de riscos enfrentados pelos trabalhadores, proteções coletivas e individuais, NR’s como a 11, 12 e 17, que dialogam sobre meios de prevenções de acidentes e os riscos que a falta delas ocasiona na movimentação de materiais. Também aprofunda o conhecimento sobre as cinco gerações da movimentação e sua evolução, tipos de posições de layout, tipos de movimentação de cargas e cargas específicas como a unitizada, além de discutir e explorar meios de prevenção para acidentes ocasionais nesta área, como o diagrama de Ishikawa. A metodologia utilizada foi de categoria exploratória, reunindo hipóteses, causas e efeitos da problemática descrita nesse estudo, sendo o instrumento de coleta o Google Forms. A coletânea de informações da ferramenta para essa análise indicou resultados positivos quanto à relevância da implementação da segurança do trabalho aplicada na movimentação de materiais. Os resultados mostram uma conscientização considerável sobre os riscos envolvidos e um anseio pelo bem-estar coletivo, salientando nesta pesquisa como a insuficiência de treinamentos específicos contribui para um ambiente de trabalho inseguro. Além disso, a análise revela a necessidade de uma abordagem mais sistemática na implementação das normas regulamentadoras, bem como a importância da participação ativa dos trabalhadores nas ações de segurança. A pesquisa, então, determina um cuidado mais enfatizado, com a finalidade de pontuar também a respeito da responsabilidade da instituição empresarial e seus gestores em relação aos seus colaboradores, colocando ética e valor em suas regulamentações, que, aplicadas de maneira estratégica e cooperativa, salvam inúmeras vidas.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/31382
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
logistica_2024_2_santos_seguranca_trabalho_movimentacao_materiais.pdf15.97 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.