Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/31360
Título: Hidroponia
Título(s) alternativo(s): Hydroponics
Autor(es): ANDRADE, Beatriz Ferracini de
FERREIRA, Gabriel Luchesi
MOREIRA, Gabriel Mendonça
SOUZA, Jhenyffer Bianca Bernardo de
Orientador(es): FIGUEIRA, Yara Ferreira
Tipo documental: Monografia
Palavras-chave: Hidroponia;Cultivo irrigado
Data do documento: 2024
Editor: 046
Referência Bibliográfica: ANDRADE, Beatriz Ferracini de; FERREIRA, Gabriel Luchesi; MOREIRA, Gabriel Mendonça; SOUZA, Jhenyffer Bianca Bernardo de. Hidroponia, 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso técnico em Agropecuária). Escola Técnica Estadual Professor Carmelino Corrêa Júnior, Franca, 2024.
Resumo: A hidroponia é uma solução que permite combater as mudanças climáticas, a degradação do meio ambiente e a extinção de espécies ocasionadas pela superexploração e pelos cultivos intensivos. Também permite um uso mais racional da água, um bem cada vez mais escasso. A história da hidroponia remonta a 3000 a.C. para os Jardins Suspensos da Babilônia, que são uma das Sete Maravilhas do Mundo Antigo. Os agricultores cultivavam plantas em tigelas de barro cheias de pedras e água e penduravam-nas em cestos. A água do rio Eufrates foi canalizada e movida através de uma série de rodas d’água e, em seguida, foi enviada para os campos à volta do palácio. Hoje em dia a Hidroponia é feita de forma caseira, com bombas de água e arduino para as automações, maximizando a produção e deixando-a de maneira sustentável, juntamente com os conhecimentos em agricultura, química e física, também conta com novos conhecimentos e precauções, como a de doenças decorrentes, monitoramento do pH da água e o uso de soluções nutritivas para que a planta possa germinar e assim produzir alimento. Contudo, sem o ideal monitoramento, o cultivo pode ser prejudicado de forma que a produção será prejudicada de diferentes formas, sendo elas de baixa produção, alta taxa de perdas ou até nenhum tipo de produção, sendo assim, todas as precauções tomadas são poucas, de forma que o uso do sombrite e estufa é indispensável para que se forme uma estufa em volta para evitar com que a água das chuvas entre na tubulação do sistema. A entrada e saída de pessoas na estufa também pode alterar os níveis de pH, eletrização e altera a temperatura, causando danos a certos tipos de cultivos. Palavras-chave: Água. Cultivo. Hidroponia.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/31360
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
agropecuaria_2024_2_beatrizferracinideandrade_hidroponia.pdf..pdf656.37 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.