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https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/31256
Title: | Educação de qualidade: educação pública e sustentável. |
Authors: | SÁ, Lívia Martins de BARBOSA, Rafaela de Matos SILVA, Sarah Lucera |
Advisor: | DIAS, Breila Pessoa |
type of document: | Artigo Científico |
Keywords: | Sustentabilidade;Educação ambiental |
Issue Date: | Dec-2024 |
Publisher: | 123 |
Citation: | SÁ, Lívia Martins de; BARBOSA, Rafaela de Matos; SILVA, Sarah Lucera. Educação de qualidade: educação pública e sustentável. Trabalho de conclusão de curso (Curso Técnico em Meio Ambiente) – Etec Doutor Renato Cordeiro, Birigui, 2024. |
Abstract: | A educação pública enfrenta desafios significativos, incluindo a escassez de recursos,
a desigualdade de acesso e a necessidade de adaptação às mudanças globais. Os
objetivos principais são analisar os desafios da educação pública, identificar práticas
eficazes de integração e propor diretrizes para modelos educacionais sustentáveis.
Este trabalho explora os conceitos sobre educação de qualidade, a sustentabilidade
aliada a melhoria da qualidade educacional e ambiental, os desafios da educação
Brasileira para melhorias futuras e como práticas educacionais inovadoras podem
integrar qualidade e sustentabilidade, preparando os alunos para o futuro e
contribuindo para um mundo mais equilibrado. A proposta de "Educação Pública e
Sustentável de Qualidade" no Brasil busca aliar excelência acadêmica à
responsabilidade ambiental e social, promovendo currículos que abordam mudanças
climáticas, uso responsável de recursos e justiça social. Este estudo é relevante pelo
potencial transformador de uma educação pública de qualidade e sustentável,
formando cidadãos conscientes e comprometidos com o bem-estar coletivo,
contribuindo para uma sociedade mais justa e inclusiva. Public education faces significant challenges, including scarcity of resources, unequal access, and the need to adapt to global changes. The main objectives are to analyze the challenges of public education, identify effective integration practices, and propose guidelines for sustainable educational models. This paper explores the concepts of quality education, sustainability combined with the improvement of educational and environmental quality, the challenges of Brazilian education for future improvements, and how innovative educational practices can integrate quality and sustainability, preparing students for the future and contributing to a more balanced world. The proposal for "Quality and Sustainable Public Education" in Brazil seeks to combine academic excellence with environmental and social responsibility, promoting curricula that address climate change, responsible use of resources, and social justice. This study is relevant because of the transformative potential of quality and sustainable public education, forming conscious citizens committed to collective well-being, contributing to a more just and inclusive society. |
URI: | https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/31256 |
Appears in Collections: | Trabalhos de Conclusão de Curso |
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