Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/31256
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorDIAS, Breila Pessoa-
dc.contributor.authorSÁ, Lívia Martins de-
dc.contributor.authorBARBOSA, Rafaela de Matos-
dc.contributor.authorSILVA, Sarah Lucera-
dc.date.accessioned2025-04-03T01:08:25Z-
dc.date.available2025-04-03T01:08:25Z-
dc.date.issued2024-12-
dc.identifier.citationSÁ, Lívia Martins de; BARBOSA, Rafaela de Matos; SILVA, Sarah Lucera. Educação de qualidade: educação pública e sustentável. Trabalho de conclusão de curso (Curso Técnico em Meio Ambiente) – Etec Doutor Renato Cordeiro, Birigui, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/31256-
dc.description.abstractA educação pública enfrenta desafios significativos, incluindo a escassez de recursos, a desigualdade de acesso e a necessidade de adaptação às mudanças globais. Os objetivos principais são analisar os desafios da educação pública, identificar práticas eficazes de integração e propor diretrizes para modelos educacionais sustentáveis. Este trabalho explora os conceitos sobre educação de qualidade, a sustentabilidade aliada a melhoria da qualidade educacional e ambiental, os desafios da educação Brasileira para melhorias futuras e como práticas educacionais inovadoras podem integrar qualidade e sustentabilidade, preparando os alunos para o futuro e contribuindo para um mundo mais equilibrado. A proposta de "Educação Pública e Sustentável de Qualidade" no Brasil busca aliar excelência acadêmica à responsabilidade ambiental e social, promovendo currículos que abordam mudanças climáticas, uso responsável de recursos e justiça social. Este estudo é relevante pelo potencial transformador de uma educação pública de qualidade e sustentável, formando cidadãos conscientes e comprometidos com o bem-estar coletivo, contribuindo para uma sociedade mais justa e inclusiva.pt_BR
dc.description.abstractPublic education faces significant challenges, including scarcity of resources, unequal access, and the need to adapt to global changes. The main objectives are to analyze the challenges of public education, identify effective integration practices, and propose guidelines for sustainable educational models. This paper explores the concepts of quality education, sustainability combined with the improvement of educational and environmental quality, the challenges of Brazilian education for future improvements, and how innovative educational practices can integrate quality and sustainability, preparing students for the future and contributing to a more balanced world. The proposal for "Quality and Sustainable Public Education" in Brazil seeks to combine academic excellence with environmental and social responsibility, promoting curricula that address climate change, responsible use of resources, and social justice. This study is relevant because of the transformative potential of quality and sustainable public education, forming conscious citizens committed to collective well-being, contributing to a more just and inclusive society.-
dc.description.sponsorshipCurso Técnico em Meio Ambientept_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisher123pt_BR
dc.subjectSustentabilidadept_BR
dc.subjectEducação ambientalpt_BR
dc.subject.otherRecursos Naturaispt_BR
dc.titleEducação de qualidade: educação pública e sustentável.pt_BR
dc.typeArtigo Científicopt_BR
dcterms.type-pt_BR
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
meioambiente_2024_2_liviamartins_educaçãodequalidade.pdf_.pdf507.54 kBAdobe PDFView/Open
meioambiente_2024_2_liviamartins_educaçãodequalidadeTA.pdf_.pdf
  Restricted Access
335.12 kBAdobe PDFView/Open Request a copy


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.