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Title: TechQuest: Gamificação para Engajar e Empoderar Alunos das Escolas Técnicas de São Paulo
Other Titles: TechQuest: Gamification to Engage and Empower Students at Technical Schools in São Paulo
Authors: MIQUELINO, Jean Vitor
RODRIGUES, Kenedi Rian
MANZINI, Leonardo Emanuel
LIMA, Lorrainy Cristina de
GOMES, Luiz Fernando Ribeiro
JUSTIMIANO, Maria Eduarda
Advisor: CUNHA, Amanda Carolina da
Other contributor: CUNHA, Amanda Carolina da
PIRAN, Tadeu Fernando
DORETO, Maria Amália Vercesi
type of document: Relatório Técnico
Keywords: Estudantes;Plataforma digital;Aprendizado computacional;Jogos de computador;Jogos educativos;Desenvolvimento de software (educação)
Issue Date: 26-Nov-2024
Publisher: 103
Citation: MIQUELINO, Jean Vitor et al. TechQuest: gamificação para engajar e empoderar alunos das Escolas Técnicas de São Paulo. Orientadora: Profa. Amanda Carolina da Cunha. 2024. 21 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso Técnico em Informática para Internet -M-TEC) - Escola Técnica Estadual Sylvio de Mattos Carvalho, Matão, São Paulo, 2024.
Abstract: RESUMO O projeto TechQuest é uma plataforma de gamificação desenvolvida para engajar e empoderar alunos de escolas técnicas em São Paulo. O objetivo principal é proporcionar uma experiência de aprendizado interativa, onde os usuários podem se cadastrar, responder perguntas, acumular pontos e desbloquear distintivos. A plataforma é baseada na metodologia de gamificação, que utiliza elementos de jogos para aumentar a motivação e o envolvimento dos alunos. Ao se registrarem, os usuários podem criar perfis personalizados, acessar um ranking que reflete seu desempenho e competir com colegas. As funcionalidades incluem a criação de perguntas e respostas, gerenciamento de níveis e recompensas, além de um painel administrativo que permite aos educadores gerenciar usuários e conteúdo. TechQuest foi desenvolvido utilizando tecnologias como PHP, Laravel e MySQL, com uma arquitetura baseada no padrão MVC (Model-View-Controller). O sistema foi projetado para ser intuitivo e acessível, com foco na experiência do usuário. Testes de usabilidade foram realizados para garantir que a plataforma atenda às necessidades dos alunos e educadores, resultando em feedback positivo sobre sua eficácia e interface. Em resumo, o TechQuest não apenas promove o aprendizado, mas também incentiva a interação social e a competição saudável entre os alunos, tornando o processo educacional mais dinâmico e envolvente. Palavras-chave: Engajamento. Empoderamento. Alunos. Gamificação. Escolas.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/31112
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