Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/30890
Título: A influência das fibras dietéticas na fase adulta associada ao câncer colorretal
Autor(es): CARDOSO, Julia Macedo
BATISTA, Julia Picon
SILVA, Ketelly Umbelina Tavares Souza e
SCAGLIA, Pedro Henrique
LUIZ, Sabrina Luvezuti Justamante
ARRAES, Tábata Lima Messagi
Orientador(es): FAGGE, Rita de Cássia Abbud Gaspari
BRANCO, Rosemeire Choueri
Tipo documental: Monografia
Palavras-chave: Nutrição;Dietética;Fibras na dieta;Intestinos;Neoplasias colorretais;Hábitos alimentares
Data do documento: 11-Dez-2024
Editor: 014
Referência Bibliográfica: CARDOSO, Julia Macedo; BATISTA, Julia Picon; SILVA, Ketelly Umbelina Tavares Souza e; SCAGLIA, Pedro Henrique; LUIZ, Sabrina Luvezuti Justamante; ARRAES, Tábata Lima Messagi. A influência das fibras dietéticas na fase adulta associada ao câncer colorretal. 2024.Trabalho de Conclusão de Curso (Curso Técnico em Nutrição e Dietética) – Etec Júlio de Mesquita, Santo André, 2024.
Resumo: O presente trabalho que tem como tema a importância das fibras alimentares na prevenção do câncer colorretal na fase adulta. Para tal foi realizada uma revisão bibliográfica e a aplicação de um questionário que contou com 11 perguntas objetivas, o qual foi respondido por 70 indivíduos de diversas idades a partir dos 20 anos, com isso observou-se a relação dos hábitos alimentares e da alimentação na prevenção ou no desenvolvimento da neoplasia colorretal. Com isso foi possível identificar que uma alimentação rica em fibras que continha majoritariamente alimentos integrais, frutas, legumes e verduras possui efeitos protetores a mucosa intestinal reduzindo os riscos de câncer colorretal. Por outro lado, o consumo excessivo de alimentos ultraprocessados, gordurosos e açucarados podem ser considerados fatores de risco para o desenvolvimentos de tumores intestinais. Assim também a baixa ingestão de água e a inatividade física pode ser considerado prejudicial principalmente para a saúde intestinal. Com isso pode-se ressaltar que a mudança de hábitos como principal foco a mudança na alimentação torna-se de extrema importância, uma vez que o consumo de alimentos in-natura é integrais foram associados à melhor saúde intestinal e a prevenção do câncer colorretal, sendo relevante a realização de projetos educacionais com a população para que estes hábitos mudem e se tornem mais saudáveis.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/30890
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC fibras e câncer instestinal.pdf602.45 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.