Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/30663
Title: O impacto do endomarketing no ambiente corporativo
Other Titles: The impact of internal marketing in the corporate environment
Authors: OYAFUSO, Patrícia Midori
Advisor: PANZETTI, Virgílio Itaiuti
type of document: Monografia
Keywords: Competitividade;Marketing;Endomarketing;Consumidor
Issue Date: Dec-2009
Publisher: 105
Citation: OYAFUSO, Patrícia Midori. O impacto do endomarketing no ambiente corporativo, 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso Superior de Tecnologia em Gestão Empresarial) - Faculdade de Tecnologia "Dr. Archimedes Lammoglia", Indaiatuba, 2009.
Abstract: As empresas vivem, atualmente, em um cenário com constantes transformações caracterizadas pelos avanços tecnológicos, pelas alianças em blocos econômicos, pelas diversidades culturais, entre outros fatores. Diante deste panorama, tornar-se competitivo é essencial para manter-se no mercado. Para obter esta vantagem é importante possuir colaboradores capazes de conduzir a empresa de forma adequada. Desta forma, o objetivo principal deste trabalho monográfico é analisar como as ações de Endomarketing podem promover maior comprometimento e satisfação dos colaboradores em relação, respectivamente, ao seu trabalho e à empresa na qual atuam. Para isto foram apresentados, inicialmente, os diversos conceitos de Marketing e a importância do comportamento do consumidor, fundamentando-se em diversos fatores, dentre eles o conceito contido na Pirâmide das Necessidades de Abraham Maslow. Foi ainda explanado sobre a importância da administração de Marketing, tanto no microambiente quanto no macroambiente. No segundo capítulo foi abordado o conceito de Endomarketing ou Marketing Interno; sua relação com motivação de funcionários, enquanto clientes internos da organização e foram citados alguns exemplos de empresas que utilizam o Endomarketing e obtém sucesso. No terceiro capítulo, foi apresentada uma pesquisa de campo, aplicada na empresa arvato services do Brasil Ltda. com o objetivo de analisar se a ferramenta de Endomarketing utilizada pela empresa foi eficaz.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/30663
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PATRÍCIA MIDORI OYAFUSO.pdf
  Restricted Access
2.33 MBAdobe PDFView/Open Request a copy


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.