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dc.contributor.advisorPANZETTI, Virgílio Itaiuti-
dc.contributor.authorOYAFUSO, Patrícia Midori-
dc.date.accessioned2025-03-20T18:08:12Z-
dc.date.available2025-03-20T18:08:12Z-
dc.date.issued2009-12-
dc.identifier.citationOYAFUSO, Patrícia Midori. O impacto do endomarketing no ambiente corporativo, 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso Superior de Tecnologia em Gestão Empresarial) - Faculdade de Tecnologia "Dr. Archimedes Lammoglia", Indaiatuba, 2009.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/30663-
dc.description.abstractAs empresas vivem, atualmente, em um cenário com constantes transformações caracterizadas pelos avanços tecnológicos, pelas alianças em blocos econômicos, pelas diversidades culturais, entre outros fatores. Diante deste panorama, tornar-se competitivo é essencial para manter-se no mercado. Para obter esta vantagem é importante possuir colaboradores capazes de conduzir a empresa de forma adequada. Desta forma, o objetivo principal deste trabalho monográfico é analisar como as ações de Endomarketing podem promover maior comprometimento e satisfação dos colaboradores em relação, respectivamente, ao seu trabalho e à empresa na qual atuam. Para isto foram apresentados, inicialmente, os diversos conceitos de Marketing e a importância do comportamento do consumidor, fundamentando-se em diversos fatores, dentre eles o conceito contido na Pirâmide das Necessidades de Abraham Maslow. Foi ainda explanado sobre a importância da administração de Marketing, tanto no microambiente quanto no macroambiente. No segundo capítulo foi abordado o conceito de Endomarketing ou Marketing Interno; sua relação com motivação de funcionários, enquanto clientes internos da organização e foram citados alguns exemplos de empresas que utilizam o Endomarketing e obtém sucesso. No terceiro capítulo, foi apresentada uma pesquisa de campo, aplicada na empresa arvato services do Brasil Ltda. com o objetivo de analisar se a ferramenta de Endomarketing utilizada pela empresa foi eficaz.pt_BR
dc.description.sponsorshipCurso Superior de Tecnologia em Gestão Empresarialpt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisher105pt_BR
dc.subjectCompetitividadept_BR
dc.subjectMarketingpt_BR
dc.subjectEndomarketingpt_BR
dc.subjectConsumidorpt_BR
dc.subject.otherGestão e Negóciospt_BR
dc.titleO impacto do endomarketing no ambiente corporativopt_BR
dc.title.alternativeThe impact of internal marketing in the corporate environmentpt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dcterms.type-pt_BR
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