Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/30144
Título: Fraudes: prevenção, detecção e punição. Como as empresas do setor automobilístico instaladas na cidade de Indaiatuba tratam essa prática
Título(s) alternativo(s): Fraud: prevention, detection and punishment. How companies in the automotive sector located in the city of Indaiatuba deal with this practice
Autor(es): FONTOLAN, Elaine Vieira Brelliinger
Orientador(es): CANTARELLI JUNIOR, João
Tipo documental: Monografia
Palavras-chave: Corrupção;Empresas privadas;Indústria automobilística
Data do documento: Dez-2009
Editor: 105
Referência Bibliográfica: FONTOLAN, Elaine Vieira Brelliinger. Fraudes: prevenção, detecção e punição. Como as empresas do setor automobilístico instaladas na cidade de Indaiatuba tratam essa prática, 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso Superior de Tecnologia em Gestão Empresarial) - Faculdade de Tecnologia "Dr. Archimedes Lammoglia", Indaiatuba, 2009.
Resumo: Os escândalos de corrupção no setor público são assuntos habituais nos noticiários nacionais e internacionais e poucas vezes temos notas de fraudes envolvendo empresas privadas. A partir disso, buscamos investigar o comportamento das empresas do ramo automobilístico da cidade de Indaiatuba em relação às práticas de prevenção e detecção de fraudes e as normas punitivas geralmente aplicadas aos fraudadores, estudo este justificado pelo propósito em saber o quão vulnerável às fraudes as empresas se encontram e na existência das mesmas, como estas se comportam. A metodologia foi baseada em pesquisa bibliográfica e apresentação de questionário a 17 (dezessete) empresas focadas em administração de materiais. O estudo inicia-se com a apresentação da fraude em sua origem, exposição de alguns de seus conceitos, um breve histórico sobre seu início, a diferença entre fraude e erro, como também relacionamos alguns métodos para prevenção, as principais ferramentas disponíveis para detecção e as conseqüências acarretadas pela ocorrência dos desvios de conduta. Em seguida enfatizamos a figura do fraudador, traçando seu perfil e destacamos suas motivações, considerando também a conivência e as punições possíveis de serem aplicadas. O aspecto legal das fraudes também é objeto deste estudo, uma vez que diferenciamos as responsabilidades das administrações públicas das privadas. Apresentamos que as relações entre as empresas e as fraudes são um tanto quanto insuficientes, pressupondo-se que as empresas não as consideram como risco inerente aos negócios. E por fim, relatamos um caso de fraude de grande repercussão.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/30144
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Elaine Vieira Brelliinger Fontolan.pdf
  Restricted Access
620.48 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.