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dc.contributor.advisorCANTARELLI JUNIOR, João-
dc.contributor.authorFONTOLAN, Elaine Vieira Brelliinger-
dc.date.accessioned2025-03-11T15:33:07Z-
dc.date.available2025-03-11T15:33:07Z-
dc.date.issued2009-12-
dc.identifier.citationFONTOLAN, Elaine Vieira Brelliinger. Fraudes: prevenção, detecção e punição. Como as empresas do setor automobilístico instaladas na cidade de Indaiatuba tratam essa prática, 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso Superior de Tecnologia em Gestão Empresarial) - Faculdade de Tecnologia "Dr. Archimedes Lammoglia", Indaiatuba, 2009.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/30144-
dc.description.abstractOs escândalos de corrupção no setor público são assuntos habituais nos noticiários nacionais e internacionais e poucas vezes temos notas de fraudes envolvendo empresas privadas. A partir disso, buscamos investigar o comportamento das empresas do ramo automobilístico da cidade de Indaiatuba em relação às práticas de prevenção e detecção de fraudes e as normas punitivas geralmente aplicadas aos fraudadores, estudo este justificado pelo propósito em saber o quão vulnerável às fraudes as empresas se encontram e na existência das mesmas, como estas se comportam. A metodologia foi baseada em pesquisa bibliográfica e apresentação de questionário a 17 (dezessete) empresas focadas em administração de materiais. O estudo inicia-se com a apresentação da fraude em sua origem, exposição de alguns de seus conceitos, um breve histórico sobre seu início, a diferença entre fraude e erro, como também relacionamos alguns métodos para prevenção, as principais ferramentas disponíveis para detecção e as conseqüências acarretadas pela ocorrência dos desvios de conduta. Em seguida enfatizamos a figura do fraudador, traçando seu perfil e destacamos suas motivações, considerando também a conivência e as punições possíveis de serem aplicadas. O aspecto legal das fraudes também é objeto deste estudo, uma vez que diferenciamos as responsabilidades das administrações públicas das privadas. Apresentamos que as relações entre as empresas e as fraudes são um tanto quanto insuficientes, pressupondo-se que as empresas não as consideram como risco inerente aos negócios. E por fim, relatamos um caso de fraude de grande repercussão.pt_BR
dc.description.sponsorshipCurso Superior de Tecnologia em Gestão Empresarialpt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisher105pt_BR
dc.subjectCorrupçãopt_BR
dc.subjectEmpresas privadaspt_BR
dc.subjectIndústria automobilísticapt_BR
dc.subject.otherGestão e Negóciospt_BR
dc.titleFraudes: prevenção, detecção e punição. Como as empresas do setor automobilístico instaladas na cidade de Indaiatuba tratam essa práticapt_BR
dc.title.alternativeFraud: prevention, detection and punishment. How companies in the automotive sector located in the city of Indaiatuba deal with this practicept_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dcterms.type-pt_BR
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