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Título: Tecnologias de comunicação e a eficácia da comunicação de cobrança: um estudo de caso de uma instituição de ensino superior particular da região metropolitana de Campinas
Título(s) alternativo(s): Communication technologies and the effectiveness of billing communication: a case study of a private higher education institution in the metropolitan region of Campinas
Autor(es): RUFINO, Cristiane da Silva
Orientador(es): POMPEU, Silma Carneiro
Tipo documental: Monografia
Palavras-chave: Ensino superior;Instituições de ensino;Cobrança;Comunicação
Data do documento: Dez-2009
Editor: 105
Referência Bibliográfica: RUFINO, Cristiane da Silva. Tecnologias de comunicação e a eficácia da comunicação de cobrança: um estudo de caso de uma instituição de ensino superior particular da região metropolitana de Campinas, 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso Superior de Tecnologia em Gestão Empresarial) - Faculdade de Tecnologia "Dr. Archimedes Lammoglia", Indaiatuba, 2009.
Resumo: O objetivo deste trabalho foi realizar um estudo sobre tecnologias de comunicação de cobrança eficaz de uma instituição particular de ensino superior da Região Metropolitana de Campinas (RMC). Como metodologia elegeu-se a bibliográfica e foi feito um estudo de caso utilizando a entrevista dirigida como instrumento de coleta de dados. A bibliografia eleita fundamentou os conceitos mínimos necessários à linha de raciocínio do trabalho para explanar o processo de cobrança de uma IESP (Instituição de Ensino Superior Particular) e identificar no processo de cobrança as tecnologias para se fazer eficaz uma comunicação desse tipo. O estudo de caso constitui-se de entrevista realizada com uma profissional da área de cobrança de uma instituição IESP da RMC – a qual colaborou de forma influente para a otimização do trabalho científico, complementando a teoria da pesquisa bibliográfica com a prática de uma IESP. Não foram investigados, neste estudo, os aspectos culturais do processo de comunicação, devido à limitação do tempo de pesquisa, mas se sugere que, pela sua importância, esse viés seja contemplado em estudos futuros. Os resultados obtidos por esse trabalho surpreenderam sua autora, uma vez que se esperava a eficácia desse tipo de comunicação ligada a alguma recente inovação tecnológica de comunicação, e o que se constatou foi uma tecnologia conhecida pela maioria das pessoas: o contato pessoal presencial, que não exigem botões, códigos ou senhas.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/30135
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