Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/30135
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorPOMPEU, Silma Carneiro-
dc.contributor.authorRUFINO, Cristiane da Silva-
dc.date.accessioned2025-03-11T13:53:24Z-
dc.date.available2025-03-11T13:53:24Z-
dc.date.issued2009-12-
dc.identifier.citationRUFINO, Cristiane da Silva. Tecnologias de comunicação e a eficácia da comunicação de cobrança: um estudo de caso de uma instituição de ensino superior particular da região metropolitana de Campinas, 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso Superior de Tecnologia em Gestão Empresarial) - Faculdade de Tecnologia "Dr. Archimedes Lammoglia", Indaiatuba, 2009.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/30135-
dc.description.abstractO objetivo deste trabalho foi realizar um estudo sobre tecnologias de comunicação de cobrança eficaz de uma instituição particular de ensino superior da Região Metropolitana de Campinas (RMC). Como metodologia elegeu-se a bibliográfica e foi feito um estudo de caso utilizando a entrevista dirigida como instrumento de coleta de dados. A bibliografia eleita fundamentou os conceitos mínimos necessários à linha de raciocínio do trabalho para explanar o processo de cobrança de uma IESP (Instituição de Ensino Superior Particular) e identificar no processo de cobrança as tecnologias para se fazer eficaz uma comunicação desse tipo. O estudo de caso constitui-se de entrevista realizada com uma profissional da área de cobrança de uma instituição IESP da RMC – a qual colaborou de forma influente para a otimização do trabalho científico, complementando a teoria da pesquisa bibliográfica com a prática de uma IESP. Não foram investigados, neste estudo, os aspectos culturais do processo de comunicação, devido à limitação do tempo de pesquisa, mas se sugere que, pela sua importância, esse viés seja contemplado em estudos futuros. Os resultados obtidos por esse trabalho surpreenderam sua autora, uma vez que se esperava a eficácia desse tipo de comunicação ligada a alguma recente inovação tecnológica de comunicação, e o que se constatou foi uma tecnologia conhecida pela maioria das pessoas: o contato pessoal presencial, que não exigem botões, códigos ou senhas.pt_BR
dc.description.sponsorshipCurso Superior de Tecnologia em Gestão Empresarialpt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisher105pt_BR
dc.subjectEnsino superiorpt_BR
dc.subjectInstituições de ensinopt_BR
dc.subjectCobrançapt_BR
dc.subjectComunicaçãopt_BR
dc.subject.otherGestão e Negóciospt_BR
dc.titleTecnologias de comunicação e a eficácia da comunicação de cobrança: um estudo de caso de uma instituição de ensino superior particular da região metropolitana de Campinaspt_BR
dc.title.alternativeCommunication technologies and the effectiveness of billing communication: a case study of a private higher education institution in the metropolitan region of Campinaspt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dcterms.type-pt_BR
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Cristiane da Silva Rufino.pdf
  Restricted Access
185.22 kBAdobe PDFView/Open Request a copy


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.