Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/30070
Título: Integração familiar e profissional: a chave para o sucesso no tratamento de lesões por pressão em home care
Autor(es): MENDES, Adriano Mota
DIAS, Renan Wesley da Silva
Orientador(es): GARCIA, Maria Emília de Domenico
OLIVEIRA, Lourival Benedito
Outro(s) contribuidor(es): GARCIA, Maria Emília de Domenico
OLIVEIRA, Lourival Benedito
Tipo documental: Artigo Científico
Palavras-chave: Enfermagem
Data do documento: 20-Dez-2024
Editor: 201
Referência Bibliográfica: MENDES, Adriano Mota; DIAS, Renan Wesley da Silva. Integração familiar e profissional: a chave para o sucesso no tratamento de lesões por pressão em home care. Orientadores: Lourival Benedito Oliveira, Maria Emília de Domenico Garcia. Artigo Científico, apresentado como Trabalho de Conclusão de Curso (Ensino Técnico em Enfermagem) – ETECAMP: ETEC de Campo Limpo Paulista, Campo Limpo Paulista, 2024.
Resumo: Introdução – A comunicação efetiva entre família, paciente e enfermagem nos cuidados em lesão por pressão em home care protege os pacientes dos riscos iminentes relacionados à assistência. Logo, o Ministério da Saúde elaborou portarias e resoluções que auxiliam o profissional da saude a garantir maior segurança ao paciente. Objetivo deste artigo é a integração familiar e profissional que se torna a chave para o sucesso no tratamento de lesões por pressão em home care com acomunicação efetiva nesse momento. Método – Trata-se de uma abordagem qualitativa, que busca direcionar a responsabilidade de repassar os cuidados necessários para esses cuidadores que vivem diretamente com esses pacientes. Resultados e Discussão A partir do desenvolvimento desse trabalho podemos observar o quanto é importante que a comunicação entre equipe de enfermagem e familiar/cuidador de um paciente portador de lesão por pressão dentro de uma realidade de atenção domiciliar contribui para a plena recuperação e reabilitação do mesmo, é um suporte de apoio que garante que os cuidados serão prestados mesmo quando não estiver a equipe de enfermagem presente. Ressaltamos os benefícios encontrados nas pesquisas acerca da evolução que o paciente tem sendo tratado em AD em comparação a evolução em um ambiente hospitalar onde nem sempre terá um suporte 24 horas, garantindo que todos os requisitos para uma boa recuperação tecidas ocorra, isso envolve desde o manejo, a questões Psico sociais, onde o paciente se sente mais tranquilo e receptivo para o tratamento, garantindo assim uma evolução mais rápida, menos traumas e riscos de infecção devido o ambiente. Considerações finais – Acredita-se que todas as ações predestinadas a padronização da comunicação tendem a oferecer uma melhor qualidade de trabalho para os profissionais, além de maior segurança e qualidade e efetividade na assistência aos pacientes e melhoria no estado clinico, psicológico e mental dos mesmos.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/30070
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tecnicodeenfermagem_2024_2_adrianomotamendes_integraçãofamiliareprofissionalachave.pdf103.47 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.